Cidadeverde.com

Hospital do Parque Piauí inicia tratamento contra tabagismo

Imprimir

Teresina contará com a segunda unidade de acompanhamento e assistência para quem quer se livrar do hábito de fumar. A Fundação Municipal de Saúde (FMS), vai realizar, às 10 horas desta sexta-feira, 16, o ato de instalação do Centro de Tratamento do Tabagismo de referência para a zona Sul da cidade, que passa a funcionar no Hospital do Parque Piauí. Outra unidade de tratamento está em atividade no Hospital Universitário.


O Hospital do Parque Piauí passou por diversas fases de adaptação para vir a se tornar o local ideal para o tratamento.  Inicialmente, foi realizado trabalho de sensibilização dos profissionais da unidade de saúde sobre os malefícios do cigarro. Em seguida, foram providenciadas sinalização do ambiente sobre a proibição de fumar, conforme as leis federal e municipal, e a abordagem aos que entravam no hospital fumando. O objetivo dessas ações foi tornar a unidade um ambiente livre do cigarro.


A coordenadora municipal do Programa de Controle do Tabagismo, Meire Silva, acrescenta que a adaptação da unidade passou também por uma capacitação sobre abordagem e tratamento do tabagismo, direcionada aos profissionais de nível superior (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista e pedagoga) que vão atuar entre os fumantes. A capacitação ainda realizou dinâmicas de terapia comportamental, instrumentos de trabalho e tratamento medicamentoso de acordo com o diagnóstico que venha a ser apresentado.


Segundo Meire Silva, vários grupos de fumantes já foram formados e passarão a receber, a partir de agora, as fases de tratamento contra o tabaco no Hospital do Parque Piauí. A FMS já iniciou as primeiras oficinas com profissionais para instalação de outro centro de tratamento contra o tabagismo, desta vez no Hospital da Primavera, que passará a ser referência para a zona Norte de Teresina.


Expansão - Meire Silva acrescenta que a implantação de mais um serviço de combate ao tabagismo se faz necessária diante do grande número de doenças que acometem os fumantes. São cerca de 50 tipos com destaque para as doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer de pulmão.


“A Fundação Municipal de Saúde segue as recomendações do Ministério da Saúde e já mantém um serviço para tratamento do tabagismo no Hospital Universitário, mas a demanda é muito grande”, explica. “O Hospital do Parque Piauí é um projeto piloto no âmbito do município e brevemente expandiremos o programa para outras unidades de saúde, a exemplo do que ocorrerá com o Hospital da Primavera”, adianta.


O combate ao tabagismo em Teresina não se restringe aos centros de tratamento. Meire Silva explica que esse combate é realizado também nas escolas com a prevenção à iniciação do hábito de fumar, tendo como alvo crianças e adolescentes, e em ambientes coletivos de uso público, como nos ônibus, entre outros.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais