Cidadeverde.com

Isaías Coelho terá sua 3ª eleição seguida com tropas federais

Imprimir
Fotos: Nelson Jr./ASICS/TSE
O Tribunal Superior Eleitoral - TSE - autorizou nesta quarta-feira (14) o envio de tropas federais para as eleições suplementates de Isaías Coelho, marcadas para o próximo domingo (18) no município 407 quilômetros ao sul de Teresina. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí solicitou o reforço na segurança alegando "clima de tensão por que passa o município".

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, acolheu a argumentação do juiz local de que há um " tradicional confronto entre as lideranças políticas que disputam a chefia do Executivo local". Nas eleições de 2004 e 2008, o TSE também autorizou envio de tropas federais para Isaías Coelho. 

"Dos fatos narrados [...] transparece a necessidade de que haja a atuação de força federal no Município de Isaías Coelho, especialmente porque há uma histórica e acirrada disputa eleitoral, a qual importou, inclusive, em envio de forças federais em pleitos anteriores", disse o ministro Ricardo Lewandowski em sua decisão.

Em Isaías Coelho, a vaga foi aberta com a cassação de Everardo Araújo de Moura Carvalho (PTB) por abuso de poder econômico. O derrotado no pleito de 2008, Waldemar Mauriz Filho (PSB) tentará a eleição com José Francisco da Silva na chapa "Do povo com os filhos da terra". A adversária será Maria do Espírito Santo Castelo Branco Nunes Silva (PMDB), da chapa "A força do povo", que tem Maria Joseane Lima de Carvalho como vice.


Nossa Senhora dos Remédios
Também acontecem neste domingo eleições suplementares em Nossa Senhora dos Remédios, município distante 169 quilômetros ao norte de Teresina e vizinho de Barras, onde já houve escolha de novo prefeito neste ano. Três chapas disputam a caga deixada por Raimundo Paulo da Silva (PT), cassado em outubro do ano passado por abuso de poder econômico.

O presidente da Câmara, que hoje responde pela Prefeitura, tentará ocupar o cargo de vez. Carlos Alberto Fortes Couto (PP) tem como vice José Castelo Branco Costa Soares, o "Zeba", na coligação "Compromisso e Trabalho com o Povo (PP, PR, DEM, PPS)". Ele terá mais duas chapas adversárias: "A Mudança é Agora (PSDB, PV, PDT), com Francisco Pessoa de Brito, o "Timtim" e seu vice José Francisco Carvalho Costa; e "Rumo à nova vitória (PT, PMDB, PTB, PCdoB)", encabeçada por Valdir Filomeno da Rocha e José Alexandre Bacelar Sobrinho.

Atualizada às 17h30

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais