Cidadeverde.com

Comerciantes do PI têm muito que comemorar no seu dia, diz CDL

Imprimir

Hoje, dia 16 de julho, é comemorado o Dia do Comerciante. E, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL) de Teresina, Evandro Cosme de Oliveira, os motivos são muitos para se comemorar esta data, principalmente por que o comércio é responsável por um terço do Produto Interno Bruto do Piauí.


 
“Ano passado tivemos uma crise mundial de grandes consequências, mas que não afetou o Piauí. Pelo contrário. O Estado registrou o segundo maior crescimento do Brasil. Em 2010, a força da economia se mantém e não me assusto se o índice se repetir”, diz Evandro Cosme.

 
A data foi delimitada em 26 de outubro de 1953, em homenagem ao nascimento do Visconde de Cayru, José da Silva Lisboa, comerciante e político baiano que defendeu a abertura dos portos brasileiros  para o comércio com nações amigas, em 1808. 


De lá até os dias atuais, a evolução do comércio tem sempre surpreendido pela força e ousadia de seus agentes. “As salas comerciais de Teresina na década de 60 tinham no máximo 40 metros quadrados. Hoje, é comum encontrar ambientes de mil metros quadrados, com luxo e requinte para melhor atender o cliente”, defende o presidente da CDL.

 



Índices de instituições públicas como a Secretaria da Fazenda do Estado aponta, corriqueiramente, que a arrecadação do ICMS vem batendo recordes e a vinda de empresas de destaque nacional e até internacional são exemplos das possibilidades de expansão do mercado piauiense.

 
“Outro fator importante é a facilidade de concessão de crédito. O setor financeiro vem aumento os prazos e criando situações de juros sempre favoráveis ao consumo. Aliados a estes pontos, encontramos um comércio sempre bem abastecido encurtando a distância entre consumir e objeto de desejo”, analisa Evandro Cosme.

 
Hoje, a CDL, atende cerca de 1.500 lojas e junto com outras instituições como Sebrae, Sindilojas, Fecomércio, entre outras, auxiliam para a evolução da economia. “Os comerciantes estão bem representados. E nesta oportunidade, queremos saudar e reconhecer o mérito de todos que fazem o comércio de Teresina, e do Piauí, forte e de destaque”, pontua o presidente da CDL. 

 
Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais