Cidadeverde.com

IBGE inicia fase de treinamento com agentes que atuarão no Censo 2010

Imprimir

Os candidatos a recenseador do Censo 2010, classificados em concurso público de caráter temporário, entram na 2ª etapa do processo de seletivo durante os dias 19 e 23 de julho. A fase consiste em treinamento presencial nos turnos manhã e tarde, sendo submetidos à prova final no sábado, 24.





Estaremos a disposição para entrevistas e maiores informações sobre esse momento, por todo o dia 19, na sede do IBGE, inclusive para conduzir as equipes aos locais de treinamento para geração de imagens.


Entre os candidatos, observa-se maior pertinencia de mulheres (58%). outro dado que chama atenção é a maior participação de pessoas na faixa etária de 18 a 25 anos de idade (45%). Entretanto, foi registrada a participação de cinco candidatos com mais de 80 anos.


Em apenas oito das 27 unidades da federação (UFs), o número de recenseadores homens é maior que o de mulheres – Amapá, na região Norte; e Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, todas na região Nordeste.


Coleta eletrônica de dados
O uso do computador de mão equipado com GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global, que permite identificar as coordenadas precisas de locais no território) na aplicação do questionário é parte de uma série de inovações deste que será o primeiro Censo completamente informatizado do Brasil.





O acompanhamento do trabalho dos recenseadores, por exemplo, será realizado em tempo real: as informações serão transmitidas a um sistema que oferecerá relatórios e gráficos, demonstrando a situação do andamento da coleta e as quantidades de domicílios e pessoas já recenseadas.


Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais