Cidadeverde.com

Sarah Menezes é convocada pela 2ª vez para Mundial de Judô no Japão

Imprimir

Pela segunda vez, a judoca piauiense Sarah Menezes estará representando o Brasil num Campeonato Mundial de Judô. A lista foi divulgada nesta segunda-feira(19) pela Confederação Brasileira do esporte. A competição acontece em setembro no Japão.

Sarah Menezes foi considerada a melhor atleta olímpica do Brasil em 2009 pelo COB. Ela venceu o Pan e a Copa do Mundo de São Paulo e ficou com a prata na Copa do Mundo de Budapeste. 

No Mundial do ano passado, Sarah Menezes perdeu a semifinal e a disputa de bronze, ficando com a quinta posição. Ela já ganhou por duas vezes o Mundial Sub-20, e é convocada pela segunda vez para o principal torneio do judô no planeta. Atualmente, a piauiense ocupa a sétima posição no ranking mundial em sua categoria, e é a melhor entre todas as brasileiras.

Fotos: Valdecir Carvalho/Fotocom.net


Foram centenas de lutas em competições, horas de treinamentos e avaliação técnica, física, médica e estatística para se chegar à equipe que representará o Brasil no Campeonato Mundial Sênior de Judô em Tóquio/Japão, de 9 a 13 de setembro de 2010.

Atletas convocados:

Masculino: Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro e Flávio Canto (81kg), Tiago Camilo e Hugo Pessanha (90kg), Luciano Correa (100kg), Walter Santos e Rafael Silva (+100kg).

Feminino: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portella (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg). 
 
O Brasil soma 19 medalhas em Campeonatos Mundiais Sênior de Judô: 4 ouros, 2 pratas e 13 bronzes.

“A partir desse ano, a Federação Internacional de Judô permite que os países sejam representados por até dois atletas em cada categoria e isso é muito bom para o judô brasileiro, já que não é de hoje que temos mais de um judoca de alto nível no mesmo peso”, comenta o coordenador técnico internacional de CBJ, Ney Wilson, que terá todos os atletas do masculino à disposição já na Copa do Mundo por Equipes.

A primeira etapa será disputada esta semana (23-24) em Belo Horizonte, na fase eliminatória, e de 29 a 31 de julho, em Salvador, para a fase final. O time brasileiro enfrentará as equipes de Japão, Coréia, França, Itália, Portugal, Espanha e Inglaterra em um bom teste antes do Mundial.
 
Esse será o primeiro Campeonato Mundial já valendo pontos para o ranking de classificação olímpica (ouro 500 pontos, prata 300 pontos, bronze 200 pontos, quinto lugar 100 pontos, sétimo lugar 80 pontos).

Se os Jogos de Londres fossem hoje, todos os atletas convocados para Tóquio estariam dentro do índice determinado (entre as 13 melhores no feminino e os 22 melhores do mundo no masculino, em alguns casos, levando em consideração os descartes). Diferentemente dos anos anteriores, a vaga para Londres 2012 são do atleta e não mais do país.
 
“Por esse motivo buscamos dar o máximo de oportunidade de pontuar aos nossos judocas, especialmente aos mais bem ranqueados na lista. A diferença no ranking entre Tiago Camilo e Hugo Pessanha, por exemplo, é mínima. E não é papel da CBJ, ao convocar apenas um deles para o Mundial, aumentar essa distância e até acabar por definir o melhor. Eles têm chances iguais de mostrar seu valor e conquistar medalhas”, explica Ney Wilson.

A equipe viaja para Tóquio na primeira semana de setembro, para período de treinamento e aclimatação. Nas duas últimas vezes em que o Campeonato Mundial Sênior foi disputado no berço do judô mundial, o Brasil subiu ao pódio: bronze em Osaka 2003 com Mario Sabino, Carlos Honorato e Edinanci Silva e bronze em Tóquio 1995 com Danielle Zangrando.


Da Redação
Com informações do site da CBJ
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais