Cidadeverde.com

Taxa de juros média do cheque especial ultrapassa a casa dos 9%

Imprimir

As taxas de juros ao consumidor subiram novamente em julho. Com a terceira alta consecutiva, a taxa média cobrada por bancos para o cheque especial, por exemplo, chega a 9,06% ao mês, após acréscimo de 0,16 ponto percentual em julho.





Três instituições financeiras elevaram a taxa de juros para essa modalidade: Banco do Brasil (de 7,69% para 7,75%); Bradesco (de 8,30% para 8,36%); e Itaú Unibanco (de 8,59% para 8,65%).


No caso do empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados está em 5,42% ao mês, com acréscimo de 0,14 ponto percentual. Três instituições foram responsáveis pelo aumento: Banco do Brasil (de 4,68% para 5,28%); Bradesco (de 5,40% para 5,46%); e HSBC (de 4,83% para 4,87%).


Os valores são médios e variam de banco para banco, podendo ser maiores ou menores, conforme a relação do cliente com a instituição.


O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou sua trajetória de aperto monetário em abril, reiterada na reunião de junho. Nesta terça-feira, os conselheiros do Banco Central (BC) se encontram novamente para deliberar sobre a Selic, que está atualmente em 10,25% ao ano.


De acordo com dados do BC, o cheque especial tem perdido adeptos. Mas para o Procon-SP, isso é motivo de alerta, pois os clientes têm migrado para uma opção ainda mais cara, o cartão de crédito.





Fonte: Valor

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais