Cidadeverde.com

3º Rally do Pirão define campeões depois de etapa cheia de emoção

Imprimir

O 3º Rally do Pirão foi encerrado neste domingo, em São Luís, após um deslocamento de mais de 50 km até o Shopping Rio Anil. O município é considerado patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, por sua beleza e riqueza da arquitetura histórica no centro da cidade.


Com quase 100 participantes de motos, carros 4x4 e quadriciclos, a prova teve uma importância maior por ser escolhida pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) para abrigar as 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, válidas para as categorias Master, Sênior, Over, Júnior e Novato. A prova contou ainda com a categoria moto estreante. Com supervisão das Federações de Motociclismo do Piauí e do Maranhão, valeu ainda por quatro etapas do Maranhense de Enduro.


O domingo começou nublado na cidade de Bacabal, onde os competidores finalizaram o 1º dia de prova, no sábado (17), que largou de Timon, cidade vizinha à capital do Piauí, Teresina. Uma etapa menor que a primeira, com 280 Km, predominando passagem por várias fazendas de gado, sítios e comunidades quilombolas (povo remanescente dos escravos), entre elas a Jequiri, localizada no município de Santa Rita. Um dia movimentado, com os competidores de todas as modalidades tendo que atravessar uma balsa, no município de Catanhede, onde o rio impedia o transcurso do percurso. Como houve atraso para tantos competidores transporem o rio da região, a direção da CBM resolveu cancelar cinco trechos fiscalizados ou PCs (Pontos de Controle) que marcam a passagem de cada competidor no tempo exato em que deveriam passar pelos pontos, um trecho médio de 50 Km.


Apesar do calor do 1º dia, a etapa de domingo teve até chuva para refrescar a trupe. Alguns trechos travados com pedra e lama já na parte da tarde marcaram a etapa, além de alguns laços para testar a navegação dos competidores, até o Vale de Perizes, um trecho de muitas poças de lama em um estradão de quase 20 Km sob as torres de alta tensão elétrica.


A premiação foi às 20 horas na praça de alimentação do Shopping Rio Anil. O piloto capixaba Sandro Hoffmann, da Master, manteve a sua conhecida regularidade e venceu novamente mais uma etapa do Brasileiro. Agora Hoffmann acumula mais alguns pontos no campeonato nacional, que continua acirrado. O atual campeão brasileiro da categoria, mineiro Dário Júlio ficou na segunda colocação, seguido de perto pelo catarinense Guilherme Cascaes.


Aliás, os capixabas mandaram bem na prova, erguendo o troféu de campeão também nas categorias Sênior, Over e Júnior. Na Sênior, Breno Felner levou a melhor, com o piloto de São Luís Miguel Mussalém na segunda colocação. Na Over, o capixaba Aloísio Sfalsim venceu a etapa e agora também lidera no Brasileiro, seguido de perto pelo pentacampeão Paulista de Enduro, Eduardo Miota Corona.


“Fantástico. É a primeira vez que corro no Nordeste, a vegetação é linda, fiquei impressionado. Nunca tinha ouvido sequer falar em babaçu. A prova não ficou devendo em nada, perfeita”, disse o piloto que além de liderar o Brasileiro, está na frente na Copa Sudeste e no Campeonato Capixaba.


Nos carros 4x4, 11 duplas disputaram troféus em duas categorias. Só deu piauienses de Teresina. Na Graduado, venceu Fernando Couto de Oliveira/Alexandre Aguiar de Carvalho e na Turismo o 1º lugar ficou com José Carlos Cavalcante Lima Filho/Júlio César Araújo Batista.


Nos quadriciclos Graduado, Eanes Castelo Branco Torres, de Teresina, que só corre há dez meses, levou a primeiro lugar. “A prova foi ótima, as referências todas batendo. Foi difícil vencer. A primeira etapa foi mais técnica e me dei melhor”, disse. Na categoria Turismo, mais um teresinense venceu, foi o piloto Audir Lages de Carvalho Neto.

 

 

RESULTADO FINAL DO 3º RALLY DO PIRÃO 2010

 

MOTO MASTER
1 - Sandro Hoffmann - ES
2 - Dário Júlio - MG
3 - Guilherme Cascaes - SC
4 - Jomar Grecco - ES
5 – Daniel Barp Crema - SC

MOTO SENIOR
1 - Breno Felner - ES
2 - Miguel Mussalém - MA
3 - Emerson Vicente - SC
4 - Fredy Oliveira – PI


MOTO OVER
1 - Aloísio Sfalsim - ES
2 - Eduardo Corona - SP
3 - Wilmar Possamai - SC
4 - Mardem Frota - PI
5 - Flávio Dagoberto Câmara - PE

MOTO JUNIOR
1 - Filipe Fernandes - Es
2 - Sérgio Mota - MA
3 - Ravy Eid Pessanha - PI
4 - Adriano Moura - PI
5 - Eudes Barbosa - PI

MOTO NOVATO
1 - Allan “do Cano” - MA
2 - Gil Milbratz - MG
3 - André Serafim Montanha - SP
4 - Mario Henrique Rodrigues - PI
5 - Bruno Mussalém - MA

MOTO ESTREANTE

1 – Ricardo Castro - MA

2 – Edmar Rocha Filho - MA

3 – Márcio Martins - MA

4 – Thiago Santos - PI

5 – Márcio Sousa - MA

QUADRICICLOS GRADUADO
1 - Eanes Castelo Branco Torres - PI
2 - Gustavo Castelo Branco Torres - PI
3 - Pedro Ivo Rosa de Araújo - PI
4 - Pedro Henrique Moura Mendes - PI

QUADRICICLO NOVATO
1 - Audir Lages de Carvalho Neto - PI
2 - Luiz Tarquino Cruz - MA
2 - Antonio Ataíde Pinho Jr. - MA
3 - Bento Alves da Silva - MA
5 - Renato Arruda Aguiar – MA

 

CARRO 4X4 GRADUADO
1 – Fernando Couto de Oliveira/Alexandre Aguiar de Carvalho - PI

2 – Maycon Gomes/Daniel Rocha - PI
3 – Fernando Henrique Monteiro Carvalo/Nilo A. Monteiro Carvalo - MA

4 – Carlos Stefhaney/Audir Lages de Carvalho Júnior - PI
5 – Germano Portela/Leonardo Silveira - PI

 

CARRO 4X4 TURISMO
1 – José Carlos Cavalcante Lima Filho/Júlio César Araújo Batista - PI
2 – Chico Corrinto/Audir Lages Filho - PI
3 – Francisco de Euzimar/Gabriela Martins - PI
4 – Rogério Carvalho Gomes/Leonardo Carvalho Gomes - PI


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais