Cidadeverde.com

Santos segura vantagem, ganha título inédito e consagra geração

Imprimir
A geração de Neymar, Paulo Henrique Ganso e André já tem um lugar na história do Santos. Depois do triunfo no Campeonato Paulista de 2010, os "Meninos da Vila" conquistaram nesta quarta-feira um título inédito para o clube: o da Copa do Brasil. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Vitória, no Barradão, o placar favorável de 2 a 0 no jogo de ida, na Vila Belmiro, foi suficiente para garantir o sucesso da equipe de Dorival Júnior.



Depois de uma grande pressão do time baiano no início da partida, Edu Dracena abriu o placar para o Santos no fim do primeiro tempo. Na segunda etapa, os paulistas tentaram administrar a vantagem e sofreram dois gols, de Wallace e Júnior, mas mantiveram a calma e se sagraram campeões. Foi também a despedida de Robinho, que voltará para o Manchester City (ING), e de André, negociado com o Dynamo de Kiev (UCR).

Com o resultado, além de adicionar um troféu que faltava à sua galeria, a equipe alvinegra assegurou presença na Copa Libertadores de 2011. Já o Vitória - que já foi vice-campeão das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro - colecionou mais uma segunda colocação em competições nacionais e perdeu a chance de alcançar também o segundo título da temporada, já que também foi campeão estadual em 2010.

Primeiro tempo

O time da casa contou com o retorno do lateral direito Nino Paraíba, recuperado de contusão, e promoveu o retorno do centroavante Júnior ao time titular, deixando a equipe bem mais ofensiva do que no jogo de ida, na Vila Belmiro. Já o Santos não teve o lateral esquerdo Léo, lesionado, mas manteve a formação com três atacantes.

Mesmo com o gramado do Barradão muito prejudicado pelas chuvas em alguns pontos - principalmente nas duas intermediárias - as equipes impuseram um ritmo acelerado desde o início do jogo. Aos 5min, o Vitória teve a primeira chance: em cobrança de falta de Ramon, a bola foi alçada na área e quase surpreendeu o goleiro Rafael, que espalmou para escanteio.



Empurrado pela torcida, o time baiano continuou pressionando. Aos 8min, Júnior recebeu cruzamento da direita e escorou de cabeça, com a bola passando perto da trave santista. Nervosa, a equipe paulista se defendia na base dos chutões para frente e não conseguia ligar o contra-ataque.

Por volta dos 15min, o Vitória diminuiu o ímpeto ofensivo e o Santos passou a equilibrar as ações. Dois minutos depois, Nino, que não estava 100% fisicamente, sentiu lesão muscular e teve que ser substituído pelo zagueiro Gabriel, improvisado na lateral direita. Os comandados de Dorival Júnior passaram a tocar a bola e, aos 21min, Ganso encontrou André livre na entrada da área, mas o atacante errou o passe para Robinho.

A defesa rubro-negra vacilou aos 23min e Neymar deu bom passe para Alex Sandro na área, mas o cruzamento rasteiro do lateral foi bem afastado. Com Robinho e Neymar recuando para marcar os laterais do Vitória, o Santos encaixou a marcação e as chances dos anfitriões diminuíram.

Quando o time paulista parecia mais confortável em campo, um erro de Durval quase custou o primeiro gol adversário aos 28min. O zagueiro santista errou ao tentar afastar da área e a bola sobrou limpa para Schwenck; porém, o atacante bateu em cima do goleiro Rafael e desperdiçou a melhor chance do time.

O Santos respondeu com outra oportunidade clara de gol: Robinho recebeu de Ganso, driblou a marcação e bateu cruzado, mas a defesa afastou. O Vitória voltou a assustar aos 32min, quando teve um gol corretamente anulado de Schwenck. Bida levantou na área e o atacante, em impedimento, cabeceou para as redes.

A última grande chance do Vitória no primeiro tempo foi aos 40min. Elkeson pegou sobra na entrada da área, bateu firme e a bola passou a centímetros do alvo. Dois minutos depois, o ataque foi santista: Wesley recebeu de Ganso no meio, avançou e arriscou de longe, mas Viáfara caiu bem para defender.

Pouco antes do intervalo, o Barradão se calou. Aos 44min, Neymar levantou na área da ponta esquerda e Edu Dracena subiu entre a defesa baiana para desviar de cabeça e abrir o placar; o time da casa passou a precisar de quatro gols para ser campeão. A primeira etapa chegou ao fim com a torcida santista cantando alto.

Segundo tempo

Os primeiros minutos do segundo tempo tiveram o Santos tocando a bola e o Vitória tentando partir de qualquer maneira para o ataque. Aos 4min, Júnior pegou sobra de fora da área e emendou para o gol, mas mandou para fora. Dois minutos depois, o centroavante rubro-negro teve chance de cabeça na marca do pênalti, mas desviou por cima da meta.

A insistência dois baianos foi recompensada aos 11min. Após lançamento longo da defesa, Ramon ajeitou de cabeça para o zagueiro Wallace, que estava no ataque; ele matou no peito, bateu com estilo e a bola ainda desviou na zaga santista antes de entrar, empatando a partida. O Santos ameaçou ficar à frente no placar dois minutos depois, mas Viáfara segurou o chute rasteiro de André dentro da área.

A torcida baiana voltou a gritar e incentivar o time, que se lançou ainda mais à frente. Para frear a pressão adversária, Dorival colocou o meia Marquinhos no lugar do atacante André, definindo a despedida do garoto santista.

Viáfara fez uma defesa milagrosa aos 21min para manter o Vitória vivo na partida. Ganso invadiu a área e, cara a cara com o goleiro, bateu no canto; porém, o camisa 1 mostrou muito reflexo e espalmou para escanteio. Sem opção, o time da casa avançava cada vez mais e deixava espaços para o contragolpe; quando tinha a bola, o Santos tentava cadenciar o jogo trocando passes.

Aos 24min, Renato recebeu cruzamento da direita e cabeceou com força, na trave. Dois minutos depois, Viáfara voltou a impedir o segundo gol santista, defendendo chute de Robinho à queima-roupa. Com 32min, veio a virada: Júnior recebeu ótimo passe de Elkeson e tocou com categoria por cima de Rafael, dando esperanças ao torcedor no Barradão. Porém, o Santos segurou a vantagem até o apito final.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais