Cidadeverde.com

Os meninos do Santos iriam ganhar a Copa do Mundo

Imprimir
Bastou o Santos Futebol Clube vencer a Copa do Brasil para os "profetas da imprensa esportiva" voltarem a afirmar que o Brasil seria campeão do mundo na África do Sul com Ganso e Neimar. Garantem que os dois levariam o futebol brasileiro ao sexto título mundial.



Esquecem os comentaristas de fazer uma análise simples da campanha santista. Concordamos plenamente que o time é bom, joga um futebol rápido e envolvente, mas não venceu a todos os adversários que encontrou no seu caminho. Na decisão do Campeonato Paulista o Santos foi derrotado pelo Santo André e para levantar a taça foi beneficiado por erros de arbitragem.

E o Santos foi campeão graças ao saldo de gols. Os seus maiores astros não estiveram bem na decisão e partir dali criaram problemas de indisciplina para o técnico Dorival Júnior.

No atual Campeonato Brasileiro o Santos disputou 12 jogos e conseguiu apenas 5 vitórias, com 3 empates e 4 derrotas. Está em sétimo lugar na classificação geral.

Na reta final da Copa do Brasil o time santista disputou 6 jogos, contra Atlético Mineiro, Grêmio de Porto Alegre e Vitória da Bahia. Venceu 3 e foi derrotado 3 vezes. Ganhou o título no saldo de gols.

Teve méritos para ganhar os dois títulos ? Claro que teve. Venceu de acordo com o regulamento e fazendo prevalecer o mando de campo, no Estádio Urbano Caldeira, na Vila Delmiro,na cidade de Santos. E novamente na final da Copa do Mundo os "gênios" não foram decisivo.Tiveram até que ser substituidos na partida com os baianos.

Agora vamos comparar a Copa do Mundo com o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

Aqui o time santista ganhou os dois títulos no saldo de gols, inclusive saindo de campo derrotado nas duas finais disputadas no Pacaembu e no Barradão. Pois na Copa do Mundo as quatro partidas decisivas (oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinais e a final) têm que ter um vencedor no tempo normal, na prorrogação e até nos pênaltis.Seleção que perde um jogo está fora da Copa. Foi assim que o Brasil foi eliminado pela Holanda na derrota brasileira por 2 x 1.

E aí, os meninos que ganharam a Copa do Brasil com 3 derrotas, ganhariam a Copa do Mundo ? Como garantir ?

Mas, temos comentários para todos os gostos. Ainda tem gente, até hoje, afirmando que "a Espanha mostrou como ganhar a Copa do Mundo jogando um futebol ofensivo". Bota ofensivo nisso.A Fúria venceu 4 jogos por 1 x 0 e marcou 8 gols em 7 jogos. O Brasil foi desclassificado no quinto jogo e ainda assim marcou 9 gols.

E mais:

"Dorival Júnior faz o Santos esquecer Luxemburgo e Leão".

Mas como isso pode acontecer. O Santos foi campeão brasileiro sob o comando dos dois técnicos. Dorival Júnior deve é ser incluido na galeria dos técnicos campeões com o clube santista. No entender do comentarista os títulos anateriores não servem para nada.É muíta mediocridade na imprensa esportiva.

"O Vitória é um time muíto fraco e não assustou o Santos". É mais mediocridade. No final do jogo os santistas corriam para todos os lados na tentativa de evitar mais um gol baiano. O técnico Dorival Júnior revelava todo o seu nervosismo nos instantes da partida.  E o placar do jogo foi: Vitória 2 x 1 Santos.

Feitas as comparaçõess entre a Copa do Brasil, na qual o time perde o jogo e ganha o título, e a Copa do Mundo, vamos a outro ponto do tema.

O Santos Futebol Clube está realizando um belo trabalho de formação de jogadores. No seu elenco estão jovens de extraordinário valor. E recentemente assisti pela TV a decisão do Torneio Internacional de São Paulo na categoria Sub-20, entre Santos e Flamengo. São dois times de primeira qualidade para a faixa de idade.

O jogo terminou 2 x 2 e os santistas ganharam nos pênaltis. Logo alguns daqueles garotos estarão entre os profissionais do Flamengo e do Santos.


Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais