Cidadeverde.com

Mais de 1.400 eleitores vão votar em trânsito em Teresina

Imprimir
Teresina é a sexta capital com menor número de eleitores cadastrados para votar em trânsito nas próximas eleições, e a segunda menos procurada na região Nordeste. Os números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE -, que recebeu 80 mil pedidos de brasileiros que querem votar para presidente fora do seu domicílio eleitoral. 

No Piauí, serão mais de 1.424 eleitores de outras cidades votando no primeiro turno, dia 3 de outubro, e outros 1.365 no segundo turno, dia 31 do mesmo mês, caso seja necessário. São Paulo, Brasília/DF e Belo Horizonte/MG lideram o ranking, que tem Rio Branco como capital menos procurada. Com 1.021 cadastrados, Maceió/AL é a capital menos procurada do Nordeste, seguida de Teresina.

Os eleitores que vão estar em uma das 27 capitais no dia eleição tiveram um prazo de um mês - 15 de julho a 15 de agosto - para informar à Justiça Eleitoral, por meio de qualquer cartório eleitoral, se pretendiam votar para presidente da República mesmo estando fora de seu domicílio eleitoral. 

A partir do dia 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE (www.tse.jus.br) onde estará instalada a seção de voto em trânsito em que deverá votar.

Caso o eleitor não possa comparecer no dia do pleito à seção especial para votar em trânsito, ele deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia votar.

Quem votar em trânsito para o cargo de presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas Eleições 2010. 

Para os eleitores que estarão fora do domicílio e que não se cadastraram para votar em trânsito, permanece a necessidade de justificar a ausência.

Com informações do TSE
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais