Cidadeverde.com

"Sai o Silva e entra o Zé", diz Serra; Dilma dá destaque a Lula

Imprimir

Começou às 7h desta terça-feira (17) a propaganda eleitoral gratuita em rádio, com os programas dos candidatos à Presidência e a deputado federal. O programa do candidato do PSDB à Presidência, José Serra (PSDB), apostou na imagem de um homem comum, que estudou em escola pública e venceu na vida, usando a frase "sai o Silva e entra o Zé", em referência à saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já a propaganda de Dilma Rousseff (PT) fez inúmeras referências a Lula, tendo inclusive a participação do presidente por meio de um depoimento.


Serra, "homem do povo"

Durante todo o programa do PSDB, Serra foi identificado como um homem do povo, estudante de escola pública e filho de feirante que “carregou caixas de frutas para que ele [Serra] um dia pudesse carregar caixas de livros”.

“Eu pensava em ser um trabalhor qualificado, ter um armazém na esquina ou ser mecânico”, disse o tucano no programa, sempre amparado pelos personagens Ari (um baiano, com uma voz que lembra a de Lula) e Chico (um mineiro que, em dado momento, fez referência ao governo do tucano Aécio Neves no Estado). Serra lembrou ainda que, quando foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), nos anos 1960, conheceu todo o Brasil, mesmo sendo um jovem.

Serra recorreu aos números e à sua experiência como homem público. Citou sua participação em programas como a criação dos genéricos, o seguro-desemprego e o programa de combate à Aids, “considerado o melhor do mundo”, e prometeu abrir um milhão de escolas técnicas no país.

Investimentos em infraestrutura ganharam destaque nos 7 minutos e 18 segundos em que o candidato do PSDB esteve no ar. Ele prometeu terminar a ferrovia Norte-Sul e construir o Anel Viário de Belo Horizonte, além de linhas de metrô nas principais cidades do Brasil. O programa terminou com uma versão da música "Bate Coração", música de Dominguinhos e originalmente interpretada por Elba Ramalho.

De Lula a Dilma

Liderando a coligação com o maior número de parlamentares na Câmara dos Deputados – e que, por isso, dispõe do maior tempo de propaganda entre os presidenciáveis (10 minutos e 38 segundos) – Dilma Rousseff teve em Lula o destaque de seu programa eleitoral. O presidente foi citado inúmeras vezes durante o horário destinado à petista.

Em seu depoimento, Lula afirmou que boa parte do sucesso de seu governo “se deve ao trabalho de Dilma”. Já a candidata, em sua vez de falar, disse ter orgulho do trabalho ao lado do presidente. “Nós mudamos a maneira de governar, governamos com olhar social”, afirmou. Ela disse ainda que, nos últimos 8 anos, 24 milhões de pessoas saíram da pobreza absoluta e 31 milhões entraram na classe média. Para Dilma, a meta é erradicar a pobreza extrema no país.


A candidata do PT se dirigiu muitas vezes às mulheres e prometeu criar, caso seja eleita, 2 milhões de moradias populares em todo o país, além de "fortalecer e ampliar" os programas do governo Lula.

No final, os apresentadores do programa (que teve o formato de um programa de rádio popular) anunciaram uma música que "diria o que Lula teria para cantar". A canção tem versos, entre outros, como “deixo em tuas mãos o meu povo (...) porque sei que vais continuar o que fiz”.

Marina e Plínio

Com apenas 1 minuto e 23 segundos, Marina Silva (PV) falou sobre o meio-ambiente. Disse que “nosso planeta Terra é um milagre” e que o mundo está sendo prejudicado pelo “uso de combustíveis fósseis”. O tempo de propaganda acabou antes que a candidata pudesse falar sobre suas propostas.

Já o programa de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) o classificou como homem que “parece frágil, mas é uma rocha que lutou contra uma ditadura perversa”.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais