Cidadeverde.com

Em 15 dias, IBGE já recenseou 25% dos habitantes do Piauí

Imprimir

Os trabalhadores que atuam no Censo 2010 do IBGE haviam recenseado até a última terça, 25% da população do Piauí. Foi contabilizada uma amostra de 774.661 habitantes, dos 3.145.325 estimados. A pesquisa iniciou no dia 1º de agosto.


Do total de 977.716 domicílios previstos, já foram visitados 285.030 em todo o Estado. “Em todos os municípios o Censo está andando no mesmo ritmo. A dificuldade é apenas na transmissão dos dados, que deve ser feita todos os dias, porque em alguns municípios a internet não suporta. Nesses casos, o recenseador deve colocar os dados a um pen drive ou levar o computador à cidade mais próxima e enviá-los”, descreve Pedro Soares, supervisor do IBGE.




Soares destaca que na pesquisa deste ano, o IBGE está modernizando o questionário para constatar mudanças de comportamento na sociedade. Por exemplo, há perguntas para verificar se há casais de cônjuges do mesmo sexo no domicílio, e quantas pessoas moram e trabalham na mesma cidade. “Porque se for constatado que há muitos habitantes trabalhando em cidades diferentes de onde moram, significa que não há condição de trabalho. Os dados norteiam a criação de políticas públicas entre governo e município”, explica Pedro Soares.


Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais