Cidadeverde.com

TRE e PF apreendem cavaletes de deputado estadual dentro do Liceu

Imprimir
Foto: Francisco Gilásio

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE/PI -, com apoio da Polícia Federal, apreendeu no início da noite desta quinta-feira (19) cavaletes de candidato dentro do colégio estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense, localizado no Centro de Teresina. O material de propaganda teria sido fabricado dentro da escola, e tinha estampada a foto do deputado estadual Antônio Uchôa (PDT), candidato à reeleição.

Alunos relataram ter desconfiado que havia algo de errado na escola quando uma obra realizada para o sistema de tempo integral foi embargada na última terça-feira. No entanto, uma sala onde funcionava a serraria continuava a ter movimentação. Estudantes afirmam ter descoberto que o local servia para fazer cavaletes, que eram concluídos em um outro espaço, por trás do ginásio do colégio. Lá, os cartazes eram colados.

Revoltados, professores telefonaram para o TRE e a PF, que chegaram ao local por volta de 17h30min. No entanto, antes disso, uma Hilux teria chegado ao colégio para tentar retirar o material. Estudantes tentaram impedir, e a confusão se fez. O professor Gerson Paraguai e a estudante Leidiana Abreu afirmam terem sido agredidos por pessoas que jogavam cavaletes pelo muro e janelas. O aluno Eric Melo disse até ter visto o deputado entre os presentes no Liceu.

Ainda com a tentativa de retirada do material, o TRE conseguiu apreender cavaletes dentro da escola, mas ainda não se sabe quantos. A legislação brasileira proíbe propaganda eleitoral em qualquer prédio público. Ninguém do Tribunal quis gravar entrevista.

Diretor se surpreende
O diretor do Liceu, Quirino Nunes Filho, disse que jamais pensou que o local pudesse ser utilizado para se fazer material de campanha. "Existem vários cavaletes feitos para a própria obra. Ninguém imaginava que estivessem fazendo cavalete para políticos. Jamais concordaremos com uma coisa dessas", disse o professor, que está de licença, mas acompanha o caso. As aulas da noite não foram interrompidas.

De acordo com o diretor, a secretária estadual de Educação, Maria Xavier, já tomou ciência do incidente e vai averiguar os fatos. A assessoria jurídica da pasta deve entrar com ação para punir a empresa Setel – Serviços Temporários Ltda, responsável pela obra. 

O Cidadeverde.com tentou contatar o deputado Antônio Uchôa por meio de sua assessoria de imprensa, e não obteve retorno até a última atualização desta matéria. O último contato obtido foi com um motorista do parlamentar, que se apresentou como Peixoto. O mesmo informou que Uchôa estava em reuniões e fora do carro desde 17h.

Ampliada às 20h55min

Aline Raquel (TV Cidade Verde, direto de Liceu)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais