Cidadeverde.com

Após falhas em urnas biométricas, juiz recomenda "lenço umedecido"

Imprimir

Diante das falhas na votação das urnas biométricas no Piauí, o juiz de Piracuruca, Rogério de Oliveira Nunes, anunciou que vai recomendar ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado que use lenços umedecidos durante as eleições de outubro.





Neste sábado, nas eleições simuladas em Piracuruca, cerca de 30% das urnas apresentaram falhas na leitura de impressão digital do eleitor. Na votação, os eleitores cadastrados colocavam as digitais e a máquina não reconhecia o voto.

 
Em Piracuruca (a 196 km de Teresina) 1.524 pessoas foram convocadas para a simulação de um total de 17.856 eleitores. Cinco seções tiveram votação biométrica e todas apresentaram problemas de identificação de eleitores na Unidade Escolar Presidente Castelo Branco.
 

O juiz Rogério Nunes disse que as falhas estão dentro do previsto. Ele disse que o uso de lenços umedecidos ajudará na votação. “Muitas vezes, o eleitor chega com a mão suada, com poeira e isso dificulta a digitalização e o lenço ajudará na leitura”, disse o juiz. Ele informou ainda que existe também eleitor com digital comprometida.


O magistrado também recomendou que os eleitores levassem o título para evitar problemas na votação no dia 3 de outubro. "É para o caso de não dá certo com a digital".


Em Piripiri, a justiça eleitoral não registrou problemas. Um total de 1.548 eleitores foi às urnas neste sábado de um universo de 38.041. A votação será encerrada às 17 horas e logo depois terá resultado simulado. O TRE  colocou o eleitor para votar em candidatos representados por animais e partidos em figuras geométricas.


Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais