Cidadeverde.com

Prefeito cassado quer impedir posse de adversária por "3º mandato"

Imprimir
Fotos: Portal FCS
Jurandir vai recorrer no TSE para ficar no cargo

A defesa do prefeito cassado de Santa Cruz do Piauí, Jurandir Martins dos Santos (PTB), quer impedir a posse da segunda colocada, Jandira Nunes Martins (PSB), com base em decisões já tomadas para casos de "prefeitos intinerantes". Apesar de não ter sido prefeita, a candidata é filha de Rubem Martins, atual secretário estadual de Desenvolvimento Rural e ex-prefeito de Wall Ferraz por dois mandatos seguidos.


A legislação impede um terceiro mandato consecutivo na mesma família. Segundo Jurandir Filho, a defesa de seu pai, cassado ontem por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral, entrará primeiro com liminar para impedir a posse Jandira Martins até o julgamento do mérito pelo Tribunal Superior Eleitoral. Depois, ajuizará ação para impedir que a candidata seja empossada por terceiro mandato, e forçar uma nova eleição. 

Jandira Martins, ao lado do pai Rubem Martins

Jurandir Martins foi inocentado na primeira instância, mas condenado na segunda pela acusação de entrega de mil cestas básicas no ano da eleição. Jurandir Filho disse ao Cidadeverde.com que as doações foram feitas com recursos do Município, no período das cheias do rio Itaim, em abril de 2008, dois meses antes das convenções definirem quem seria candidato, e quando havia se decretado estado de calamidade.

O acórdão do TRE/PI será publicado na próxima segunda-feira. Só então, poderá se recorrer em Brasília/DF antes de se dar posse para a segunda colocada. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais