Cidadeverde.com

Projeto traz a Teresina o pianista Donny Nichilo

Imprimir

O pianista americano Donny Nichilo, fera do Blues internacional, e as mixagens cheias de personalidade do DJ Negralha, do Rappa, dão o tom da batida perfeita que vai rolar no Planeta Diário.
 

O Oi Blues By Night fará, em Teresina, o primeiro show do semestre desse, que é o circuito itinerante cultural mais completo do Brasil. Além da atração internacional e nacional, o Planeta  traz também a música de qualidade da Caro Watson Band, Teófilo e Radiola de Ruah, atrações locais.


Depois de passar por Recife, João Pessoa e Fortaleza, o Oi Blues apresenta na cidade, um dos melhores pianistas de Blues dos Estados Unidos. Donny Nichilo é nativo de Chicago e tocou por mais de 3 anos na banda de um dos maiores nomes do Blues de todos os tempos, Buddy Guy.

Donny Nichilo


O estilo da música de Donny é completo porque é mais voltado para as diversas fusões do Blues com o Jazz que teve sua origem em New Orleans, no início da década de 50, com grandes nomes do piano que começaram no blues e depois se voltaram para o jazz dando origem ao rock and roll. 

Dj Negralha, do O Rappa, também será destaque na noite


Essa é uma grande chance para aqueles que gostam de blues, do rock de raíz ou do swing jazz, assistir um verdadeiro mestre, que transita entre todos esses estilos, com a credencial de ter tocado com grandes nomes do gênero, como Buddy Guy, Stevie Ray Vahghan, Ronnie Wood(Rolling Stones) e Carlos Santana.


No repertório de Donny, além das músicas autorais, ele varia de clássicos do blues tradicional(Sweet Home Chicago, Seventh Son), passando por clássicos de baladas de jazz(Route 66 de Nat King Cole), e pela fusão do blues com o gospel de Ray Charles, criando a soul music(Georgia) e chegando às origens do rock, com composições de mestres como um dos reis do piano rock de New Orleans, o Fats Domino.


O show de Donny é baseado em clássicos ou standards num estilo mais tradicional do Jazz, Blues e Rock, onde o som do piano, gaita e voz estão em primeiro plano. Além disso, Donny também fez parte de um dos mais bem sucedidos grupos de New Swing dos EUA, The Might Blue Kings, que vendeu mais de 100.000 cópias com apenas um dos seus CD´s "Come to UpTown".


Além da diversão garantida, o show de Donny é uma mostra das origens do Blues, com suas variantes. O show de Teresina será dia 28 de agosto no Planeta Diário. A Caro Watson Band é quem acompanha o músico. Durante o show haverá sorteio de brindes, como a gaitinha-chaveiro da Bends e camisas de jazz. Imperdível!

 

Por que Teresina entrou no Circuito Internacional de Blues?


O investimento em música de qualidade e novas opções culturais nos palcos nordestinos, criou um circuito de Blues que a 8 anos traz para a região, música da melhor qualidade. Teresina faz parte desse circuito que já envolve seis capitais do Nordeste.


A grande conquista do principal projeto itinerante de Blues do Brasil foi garantir que a "raiz da música pop mundial", permaneça viva no Nordeste brasileiro, e, melhor ainda, que se expanda cada vez mais.


O público de Blues no Nordeste é crescente, mesmo considerando que a região tem uma cultura própria riquíssima, e que muitas pessoas acham que o Blues é coisa de norte-americano, quando, na realidade, a mesma célula africana que deu origem ao Blues também ajudou a criar a cultura nordestina. Na verdade, é impossível não se apaixonar por esse gênero musical cuja origem, no século 19, remonta aos cânticos, gritos e canções de trabalho dos escravos libertos empregados nas plantações de algodão do sul dos Estados Unidos da América, principalmente no Delta do Mississipi.


Os eventos no Nordeste, incluindo Teresina, colaboram para ampliação do público de Blues no Nordeste. A dica é que, após serem tocadas pela energia vibrante do gênero, ouçam discos, leiam livros, enfim, tornem-se 'bluseiros'.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais