Cidadeverde.com

IBGE aponta que transporte mata mais que violência no Estado do Piauí

Imprimir

Os acidentes de trânsito mataram mais do que os homicídios no Piauí, e em mais sete Estados do país. Os números são da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2010 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada hoje (01).


Os dados são referentes ao ano base 2007 e leva em consideração cada 100 mil habitantes. Os Estados que apresentaram essa realidade são Piauí, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Roraima, Tocantins e Mato Grosso.


O caso que mais chama a atenção é o de Santa Catarina. O Estado possui o menor índice de mortalidade por homicídio do Brasil (10,4), mas é o segundo com a maior taxa de mortalidade por acidente de transporte, com 32,7 por 100 mil habitantes.


O único Estado com taxa superior é Roraima, com 33,7. O indicador do IBGE abrange mortes em acidentes de transportes terrestres, aquáticos e aéreos, independentemente se ocorridos em via pública ou não.


A pesquisa mostra que Alagoas é o Estado mais violento do Brasil. Em 2007, o coeficiente de mortalidade por homicídio foi de 59,5, 134% maior do que a média nacional (25,4). Quando se considera apenas os óbitos masculinos, o índice sobe para 114,6.


Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais