Cidadeverde.com

Conselho Federal reconhece cirurgia de mudança de sexo

Imprimir
O Grupo Matizes classificou como “caminho sem volta” a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que reconheceu o tratamento de transgenitalismo, no caso, adequação do sexo feminino para masculino. Antes a cirurgia era feita em caráter experimental em apenas dois hospitais no Brasil.


Marinalva Santana, do Grupo Matizes

Segundo a diretora do Matizes, Marinalva Santana, a partir da decisão publicada nesta quinta-feira (02), qualquer hospital, inclusive da rede privada, vai poder realizar o procedimento. “É importante ressaltar a importância de estar rigorosamente de acordo com as normas estabelecidos pelo CFM”, pontuou.

Marinalva ressalta ainda que o movimento transexual já reivindica essa mudança desde o ano de 2002. “Vai aumentar muito o leque de opções, pois antes queria fazer a cirurgia tinha que viajar para fora do país”, completa, lembrando que em 2009 a justiça determinou que o procedimento fosse feito pelo SUS.

No Piauí não existe nenhum caso de transgenitalismo do sexo feminino para o masculino, pelo menos que o Matizes tenha conhecimento. “Existe um caso de mudança de sexo, mas de masculino para feminino”, pontuou, ao acrescentar que a mudança deve contribuir para o aumento de casos.

Daniel Lima (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais