Cidadeverde.com

FMS abre postos de vacina contra a pólio no fim de semana e feriado

Imprimir

Para alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde durante a vacinação contra a paralisia infantil, a Fundação Municipal de Saúde, da Prefeitura de Teresina, estende em mais uma semana a segunda etapa da campanha, cujo encerramento foi novamente prorrogado, desta vez para o dia 10. Durante o fim de semana e o feriado do dia 7 de Setembro, vários hospitais da rede estarão funcionando em regime de plantão para atender a população.

“Esperamos que os pais ou responsáveis pelas crianças menores de cinco anos compreendam esse nosso esforço, assimilem a nossa preocupação e procurem as salas de vacina durante esse período para a imunização de seus filhos contra a poliomielite, mesmo aquelas que já tenham sido vacinadas em junho passado. Não é possível que tenhamos de voltar a conviver com a ameaça que essa doença representa, mesmo sendo tão fácil preveni-la, bastando levar as crianças para tomarem a vacina nas unidades de saúde”, salienta o presidente da FMS, Pedro Leopoldino.

Neste sábado (3), domingo (4) e terça-feira (7) estarão funcionando em regime de plantão para a vacinação contra a pólio, no horário das 8 horas às 17 horas, os hospitais do Promorar, Parque Piauí, Monte Castelo, Maternidade Wall Ferraz (Ciamca), hospital do Satélite e do Buenos Aires. Segunda, quarta, quinta e sexta-feira, dia 10, todas as unidades de saúde estarão com suas salas de vacina abertas para atender a população.

“Em todos os bairros de Teresina há sempre unidades de saúde da Prefeitura. É só tirar um tempinho para levar os filhos menores de cinco anos para tomar duas gotinhas da vacina, que não dói, é de graça e protege a criança”, ressalta Pedro Leopoldino.

Cobertura – O último boletim divulgado pela Gerência de Epidemiologia da FMS dá conta de que 58.497 crianças foram vacinadas. Mas a meta é de 69.816, faltando, portanto, 11.319 crianças serem imunizadas nesta segunda etapa da campanha. O índice de cobertura até agora gira em torno de 84%. Para alcançar esse percentual de 95%, a Prefeitura de Teresina, por meio da FMS, aproveita esse fim de semana e o feriado de 7 de Setembro para que os pais ou responsáveis por essas crianças tenham a oportunidade de proteger seus filhos contra a pólio, levando-os aos postos de vacina.

O Ministério da Saúde vem emitindo um comunicado alertando para o perigo da baixa cobertura vacinal em relação à pólio, pois o poliovírus selvagem circula o meio ambiente esperando uma falha na rede de proteção para atacar e fazer suas vítimas.

A poliomielite ainda é considerada endêmica pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em vários países que mantêm intercâmbio econômico-cultural com o Brasil, o que aumenta o risco de importação do vírus selvagem, que, não encontrando as pessoas devidamente protegida, ataca, mata ou deixa sequelas para o resto da vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chama a atenção para a reintrodução do vírus da pólio, desde 2003, por meio de casos importados, em 25 países de onde fora anteriormente eliminada, e o Brasil corre esse risco, tornando-se necessária uma vigilância continuada por intermédio das campanhas de vacinação.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais