Cidadeverde.com

Candidatos à Alepi propõem melhorias na saúde e educação

Imprimir

No quadro Fala Candidato do Jornal do Piauí desta segunda (6), os candidatos a deputado estadual José Vicente dos Santos (PV), Cleidomir Júnior (PV), Lisete Napoleão (PHS) e João Falcão (PSC), debateram e mostraram suas propostas para a Educação e da Saúde no Estado.




 
No primeiro bloco, eles responderam a pergunta formulada pelo apresentador Amadeu Campos: “Qual será a sua prioridade no mandato, caso seja eleito?”. O primeiro a responder foi José Vicente dos Santos (PV). “Vamos abrir o Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas”, declarou. Para ele, um único pronto-socorro é insuficiente para atender a demanda da capital e afirma ainda que é necessário melhorar o atendimento do Samu. 




 
Cleidomir Júnior (PTN), lembrou seu histórico no movimento estudantil e diz que lutará por mais cursos profissionalizantes nas escolas estaduais. “É preciso trazer o curso de enfermagem, eletrotécnica e eletroeletrônica para os jovens”, pontua. A professora Llisete Napoleão (PHS) afirmou que lutará pelo Promulher, pela criação de um centro de convivência para o idoso com atendimento prioritário e pela Uespi: “restaurante universitário, concurso para professor e bibliotecas virtuais”. O candidato João Falcão (PSC) afirmou que há uma distorção entre norte e sul do Estado, e que quer trabalhar para mudar isso. “Há estradas há mais de cinco anos não terminadas, na região de Picos. Sou da região do Gurgueia e podemos reverter metade da verba para o Sul”, afirma. 




 
Na segunda parte do debate, os candidatos fazem pergunta entre si. José Vicente perguntou a João Falcão o que este vai fazer em benefício da saúde no sul do Estado. “Quero empregar dinheiro nos hospitais regionais. Os pacientes não podem ser transportados para Teresina e em estradas em péssima qualidade. Falta interesse do governo em aparelhar os hospitais. O Pronto-Socorro do HGV está fechado há mais de cinco anos aumentando o sofrimento do povo”, falou. Em seu comentário, Vicente disse: “precisamos abrir o Pronto Socorro do HGV que é uma relíquia que nós temos. Não podemos fechar Pronto-Socorro nem escola, temos é que abrir mais e lutar em benefício do servidor público que o Plamta vem judiando”. 

 
Em seguida, Cleidomir perguntou a Lisete qual o projeto da professora para os jovens. “Vamos trabalhar de forma preventiva, fazer projetos respaldados com educação, aula de informática, de cultura. Assim o jovem vai deixar de ir pra rua”, declarou. O candidato do PTN disse que pretende aumentar o número de escolas técnicas no Estado e oferecer a refeição noturna para os alunos que estudam em todas as escolas públicas do Piauí. 




 
Em sua vez, a professora pergunta a Cleodomir quais seriam seus planos para os idosos. “Na capital os idosos estão esquecidos, tenho um projeto para ampliar cursos de natação, corte e costura, crochê, para que estas pessoas continuem tendo renda, não fiquem esquecidos pelos cantos da cidade”, respondeu o candidato do PTN. Lisete comentou que tem um projeto “que faz toda a diferença que acontece em outras capitais”. “Vamos criar a casa para o idoso, com atendimento diferenciado. A família, ao invés de deixar em um abrigo irá deixá-los numa ‘creche’”, exemplificou. 
 

João Falcão perguntou à candidata do PHS como seria possível melhorar a Uespi, que, segundo ele, está sucateada. “O que há é um retrocesso. Na medida em que aumentarmos a verba, conseguiremos fazer mais bibliotecas e outras prioridades. É preciso ter toda uma estrutura para aumentar o percentual dedicado pelo governo à Uespi”, respondeu Lisete. Para o candidato socialista-cristão, um dos pontos principais é aumentar o pagamento dos professores da universidade. “Falta vontade do governo do Estado para que os filhos de pobre estudem. O Piauí é apontado pelo MEC como o que tem pior da educação do país. Há um Estado na propaganda e outro na vida real”, finalizou. 




 
Para encerrar, cada um dos candidatos dirigiu-se aos eleitores e pediu votos para si mesmos e seus candidatos para presidente e o governo do Estado.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais