Cidadeverde.com

Alunos piauienses se apresentam em Teresina com a Escola do Bolshoi

Imprimir

A Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e alunos piauienses da Escola Bolshoi, nesta terça e quarta-feiras, apresentam o espetáculo “Gala Bolshoi”, às 20h, no Theatro 4 de Setembro.

“Gala Bolshoi” faz parte da Turnê Nordeste que a Escola Bolshoi está realizando com patrocínio da Cielo. Um espetáculo formado por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição. As apresentações são compostas por dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés de repertório que proporcionam ao público diferentes tipos de emoções e uma mistura de ritmos contagiantes. As coreografias da Gala destacam o principal talento de cada um dos bailarinos, levando ao público o resultado do trabalho diário realizado pela instituição.
 


A historia dos alunos do Piauí


Há cerca de seis anos, nove crianças deixaram a cidade de Teresina para morar no norte catarinense. Um presente viabilizado por meio de convênio entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a prefeitura de Teresina e o governo do Piauí. Este acordo de cooperação concede aos alunos da rede pública de ensino a obtenção de uma bolsa de estudos num curso técnico-profissionalizante da Escola Bolshoi. Além de ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
 

Após, seis anos, os piauienses Caroline Machado, Daniela Carvalho, Francielly Farias, Giselle do Nascimento, Filipe Paulino, José da Silva Junior, Luan Batista, Lucas Leite e Ramon Ferreira retornam a terra natal. No palco, jovens que esbanjam coragem, disciplina e dedicação nas atividades cotidianas, exibem o resultado de um trabalho diário, que desenvolve talentos e transforma realidades. É um desfile de amor pela arte da dança e da música. Esta noite de estréia tão especial marca a emoção de uma história que está apenas no início.
 


Cia. Jovem
 
Em 2008 a Escola Bolshoi sentiu a necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB) responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no país. O padrão de excelência que os bailarinos da Cia. Jovem adquiriram desde sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas atuam como agentes formadores de platéia e incentivadores de novas gerações.


A Cia. Jovem ETBB completou, no mês de março de 2010, seu terceiro ano de atividades e é formada por 13 bailarinos formados na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
 
 

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil: referência em arte-educação

A única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi de Moscou completou, em março desse ano, dez anos desenvolvendo arte e cultura com um sentido libertador com consistência de valores e tradição. Atinge as mais variadas classes sociais do país. A missão da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é formar artistas cidadãos, promover e difundir a arte-educação.

No ano de 2010, conta com 244 alunos, de 15 Estados brasileiros sendo 98% bolsistas. Um orgulho para o Brasil e para Joinville, cidade sede. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um universo em evolução no propósito da formação artística. Com cinco mestres russos e onze brasileiros, a instituição qualifica bailarinos para o mercado profissional. Com diversas atividades culturais e educacionais democratiza o acesso à arte, gera comprometimento e qualidade de vida aos alunos.

 

Serviço:
Gala Bolshoi
Horário: 20h
Valor ingresso: R$ 30 e R$ 15 (meia entrada)
Local: Theatro 4 de Setembro
Data: 14 e 15 de setembro – 3222 7100 / 9974 1937.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais