Cidadeverde.com

Qualix diz que demorará até 60 dias para regularizar coleta de lixo

Imprimir

O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, está reunido nesta segunda (13) com representantes da empresa Qualix, responsável pela coleta de lixo do município. Declaradamente insatisfeito, o administrador pede maior agilidade e quer ficar a par de quais serão os procedimentos que a empresa adotará a fim de regularizar o serviço.

Fotos: Caroline Oliveira/Cidadeverde.com


O prefeito disse que acabou no domingo (12) o prazo para regularizar a coleta após a renovação do contrato que aconteceu no dia 26 de agosto.

“Fizemos várias reuniões e a população de Teresina ainda sofre com o lixo que não é recolhido de suas casas. O tempo para ser estabelecida a normalidade esgotou ontem e a prefeitura cumpriu com a sua parte, mas não estamos satisfeitos com o serviço”, declarou o prefeito.



Férrer diz ainda que consultou a assessoria jurídica para saber se poderia intervir na empresa, mas descobriu que não poderia fazê-lo porque a Qualix é uma entidade privada.

“Eu lamento que isso esteja acontecendo. Vamos buscar outra saída que pode ser até a rescisão do contrato, mas eu acho que este não é o caminho”, declarou Férrer.



"Curto Prazo"

Representando a Qualix está o diretor comercial da empresa Marcel Gelfi, que afirmou estar tentando resolver o problema. “Os veículos da coleta são do contrato anterior, acordado há seis anos. Neste período, os veículos ficaram antigos e começaram a quebrar muito e o lixo de Teresina aumentou em cerca de 30%. São problemas pontuais que estamos tentando resolver”, descreveu.




Gelfi explicou que veículos estão sendo trazidos de outros Estados, mais dez carros foram comprados e estão sendo equipados com os compactadores. 

O diretor comercial afirma ainda que em até dois meses o problema estará completamente resolvido. “Estamos fazendo todos os esforços, trabalhando nos finais de semana e não tendo contenção de despesas para resolver o problema num curto prazo de 30 a 60 dias. Contratamos caminhões terceirizados enquanto os veículos não chegam para regularizar a coleta domiciliar”, declarou.

Além do prefeito e representantes da empresa, participam da reunião o superintendentse das SDUs; o secretário de governo, João Henrique Sousa; o secretário de Planejamento, José Fortes, e o vereador Ananias Carvalho.


Flash de Caroline Oliveira (direto do Palácio da Cidade)
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais