Cidadeverde.com

Candidatos falam sobre obras e trabalho no quadro Fala Candidato

Imprimir

Nesta segunda (13), o jornal do Piauí recebeu os candidatos a deputado Estadual Elias Ximenes Prado (PT do B), Edvaldo Saraiva (PMDB), Vera Lúcia (PSDB) e Cícero Magalhães (PT), no quadro Fala Candidato.



No primeiro bloco, os políticos responderam à pergunta “Qual a avaliação que os senhores fazem do atual trabalho da Assembleia e o que fariam diferente?”, formulada pelo apresentador Amadeu Campos.


Elias Ximenes foi o primeiro a responder:  “a Assembleia é o cerne da administração. A assembleia não está atualmente num momento muito bom. Só tem governo, a oposição é fraca”, criticou. Para o candidato Edvaldo Saraiva, a Alepi precisa de renovação. “Os eleitores são carentes de projetos e idéias novas. Eu, por exemplo tenho o projeto do ‘Trabalhador Máster’ para pessoas de 38 a 55 anos”, descreve, referindo-se à sua proposta que visa qualificar mão-de-obra.


A candidata Vera Lúcia afirmou que a Assembleia precisa olhar para o Sul do Estado. “Nas minhas viagens ao Sul do Estado, vemos muitas pessoas carentes, municípios que não têm nada, não tem infra-estrutura”, denuncia. Cícero Magalhães, que tenta a reeleição afirmou que nesta legislatura, a Assembleia trabalhou muita. “Andei o Estado todo e o Sul não quer mais ser dividido, justamente porque o que não foi feito em 250 agora melhorou. O que faltava era investimento e agora tem”, assegurou.


Na segunda parte do debate, os candidatos fazem perguntas entre si. Elias Ximenes falou sobre a falta de estrutura do Piauí e perguntou a Cícero como o estado pode se desenvolver se não há energia elétrica e estradas. “O ‘Luz para todos’ levou energia a milhares de lares, hoje temos mais de 2.500 quilômetros de estradas construídas. Seria arrogância dizer que resolvemos tudo, não resolvemos. Mas o Piauí hoje sim, tem desenvolvimento”, respondeu Magalhães. Em seu comentário, o candidato do PT do B afirmou que há sua cidade Parnaíba sofre com falta de luz e no Piauí há falta de emprego para o jovem recém-formado.




Em seguida, Saraiva perguntou a Vera Lúcia, quais os projetos a candidata possuía para mulheres com idade entre 38 a 55 anos e que estão fora do mercado. “Vamos criar entidades que dêem apoio às mulheres, com curso profissionalizantes e estudo bem como incentivar indústria e comércio”, respondeu a tucana. O candidato peemedebista emendou que seu projeto Máster contempla, entre outras coisas, cursos de informática e pede ao Piauí que abrace a sua iniciativa.




Vera Lúcia perguntou a Cícero Magalhães quais seriam os seus projetos para o Sul do Piauí. Antes de responder, o petista afirmou que o candidato Elias Prado estava mal informado e que Parnaíba está contemplada com uma usina eólica para produção de energia elétrica e outras obras como o aeroporto de Parnaíba. “Hoje o Piauí use desenvolve como um todo, depois de 250 anos sem nada”, concluiu. A candidata diz que andou em várias cidades do Sul do Estado e que viu pouco desenvolvimento. “Acreditei que quando o PT assumisse o governo, pelo fato de ter um presidente do mesmo partido, as coisas melhorariam, mas ficou aquém do esperado. Eu vi muita pobreza e muito subdesenvolvimento”, criticou.



Em sua vez de perguntar Cícero Magalhães questionou Vera Lúcia: “O que a senhora acha dos candidatos que por falta de proposta ficam atacando os outros?”. “As mulheres estão chegando paulatinamente na política. As mulheres não tinham direito de trabalhar, não ocupavam posição no governo. Agora ela poderá ter as coisas dela. A mulher é criativa. Não é falta de projeto, é vontade de ajudar”, respondeu a tucana. Magalhães comentou que o PT tem uma candidata à presidente da república que está à frente nas pesquisas e está sendo alvo de preconceito do seu adversário José Serra. “Ele não tem projeto, ignora o Brasil, o povo, arrebentou com as empresas e agora estão querendo de volta o poder”, pontuou.




Último bloco
No último momento, os candidatos tiveram um minuto para falar sobre o que quisessem.


“O Piauí tem trazer indústria, comércio, dar emprego ao pobre, à juventude que não tem emprego desde o dia que ela passa no vestibular. Daqui pra frente, ele só tem sofrimento, dor e angustia”, descreveu Elias Ximenes do Prado.


Edvaldo Saraiva falou diretamente ao eleitor e pediu votos. “Sou o candidato que traz o projeto máster. Vou trabalhar. Me ajude me abrace, por um Piauí com mais amor e mais carinho”, declarou.


Vera Lúcia falou que o projeto peessedebista teresinense pode ser bem aplicado no Piauí. “Já trabalhei no Estado e prefeitura e queria que a administração do PSDB fosse levada para o Estado. Teresina é a primeira do Nordeste na Educação e 5ª no Brasil”, afirmou.

 
Magalhães aproveitou seu momento para falar novamente para Elias Ximenes e em seguida, para o eleitor. “Uma das cidades mais bem contempladas (pela administração atual) é Parnaíba. Estamos nos aproximando do final da campanha. Ninguém fez mais pelo Estado do que o PT. Queremos seu voto para podermos continuar a fazer esse trabalho”, finalizou.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais