Cidadeverde.com

OAB acompanha prisão de ex-presidente acusado de fraude

Imprimir

O presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno, foi até a Comissão Investigadora do Crime Organizado nesta manhã acompanhar a situação do advogado Faminiano Araújo Machado, ex-presidente da Ordem em Parnaíba, preso acusado de fraude ao seguro DPVat, FGTS e INSS. O advogado prestaria depoimento hoje aos policiais.

Caroline Oliveira/Cidadeverde.com


O delegado Willame Costa, que preside o inquérito, explica que o Ministério Público pediu paticipação no interrogatório, por isso ficou para segunda-feira(20). "Como o Ministério Público quer participar, nós agendamos para a próxima segunda. Hoje, após a conversa com a OAB, ele irá ao Instituto Médico Legal fazer exames de corpo de delito e será encaminhado ao Quartel do Comando Geral, onde ficará preso", disse o delegado.


Sigifroi Moreno disse que a partir de agora o órgão vai acompanhar todos os passos do processo até que seja concluído. "Além das prerrogativas normais de um preso, como advogado ele tem foro privilegiado e deve ficar recolhido numa sala de Estado Maior e também ter um representante da Ordem acompanhando pessoalmente seu processo. O representante escolhido foi o advogado Lúcio Tadeu que, na segunda-feira, estará acompanhando o interrogatório", explicou.


Foto:Proparnaiba



Faminiano renunciou ao cargo de presidente da secção de Parnaíba em março, quando o órgão teve conhecimento das investigações, que já ocorriam desde 2009.


Ainda de acordo com o delegado, são mais de 30 inquéritos em trâmite, todos relativos às fraudes do DPVat. Porém, até o momento somente seis estão em andamento. Dos seis, Faminiano responde por três.


"Os outros ainda não foram instruídos porque demanda tempo e aqui na Cico há outros casos para serem investigados", explica o delegado.


Dos inquéritos em andamento, três pessoas estão presas: o escrivão Rogério Nunes, a namorada de Faminiano, Maria Márcia, que ficou presa na Penitenciária Feminina de Parnaíba, e Faminiano.





Andreia Nunes, esposa do escrivão, conseguiu habeas corpus e responde o processo em liberdade. Ainda estão foragidos Luís Irajá Pontes, que é citado em vários inquéritos e seria o responsável por conseguir os documentos a serem usados no golpe, e Farliana, irmã de Faminiano.



Delegado Willame Costa


"Logo após fecharmos o interrogatório na segunda-feira, iremos até Parnaíba interrogar e indiciar Maria Márcia", explicou o delegado.

 

Homicídio


O delegado Willame investiga também a participação de Faminiano na morte de Jean Alves, que foi executado com tiro na cabeça no mês de maio. "Jean Alves foi a pessoa a partir da qual foi criado o Jean da Conceição, nome fictício usado nas fraudes de pensão por morte do INSS e do próprio DPVat. Antes de morrer, ele prestou depoimento informando que caso acontecesse alguma coisa com ele, Faminiano seria o culpado, pois ele tinha oferecido um salário mínimo para ele e a família saírem de Parnaíba até que a poeira baixasse. Ele teria se negado a aceitar. Estamos investigando a participação dele no crime", declarou.


Os principais crimes pelos quais Faminiano será indiciado são estelionato, falsidade ideológica, homicídio, corrupção ativa e passiva.


Matérias relacionadas

Preso, ex-presidente da OAB de Parnaíba depõe na Cico hoje
Ex-presidente da OAB de Parnaíba é preso no interior do Ceará
Polícia instaura 30 inquéritos sobre golpe do DPVAT
Polícia faz operação em Jijoca para prender ex-presidente da OAB do PI
Promotor acredita em mais fraudes de "falsos mortos" no seguro DPVAT 
Cico caça família de advogado acusado de golpe do DPVAT
OAB divulga nota sobre participação de ex-presidente no golpe do DPVAT
Ex-presidente da OAB foragido por dar golpe em mortos no Piauí



Flash de Caroline Oliveira (direto da Cico)
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais