Cidadeverde.com

Alunos e docentes realizam protesto com aula pública na rua e "SOS Uespi"

Imprimir

Indignados com a falta de estrutura, os estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão realizando, no final da tarde de hoje (20), uma aula pública no meio da rua, no bairro Pirajá, defendendo autonomia financeira e a estruturação da universidade.



Cerca de 100 alunos estão fazendo protesto, que tem aula da professora de Pedagogia, Lucineide Barros. O tema da exposição é a autonomia financeira da instituição. “Dentro da UESPI está faltando de pincel para professores, até papel para impressão”, afirma.

As alunas do curso de Letras, Gisele de carvalho Rocha, 20 anos, e Shynna da Silva Leite, 19 anos, reclamam da falta de biblioteca (fechada para reforma), de restaurante universitário e do pagamento de bolsas, em atraso há três meses.

O professor, e integrante do Conselho Universitário, Daniel Solon explica que este ato integra o movimento “SOS UESPI”. “Ainda iremos discutir a autonomia financeira da universidade, assistência estudantil e falta de democracia interna da UESPI”, promete.



O professor acrescenta ainda que Universidade Estadual possui mais de 15 mil alunos e 1.500 professores, sendo que desse total, cerca de 900 profissionais são substitutos.


“A autonomia didática e científica relativamente boa da UESPI está sendo comprometida pela autonomia financeira, diante da falta de estrutura dentro da sala de aula para professores e alunos”, opina professora Lucineide.


Os alunos fecharam as Ruas Ceará e João Cabral, nas proximidades da UESPI. Foi necessária a presença de um guarda de trânsito para coordenar o trânsito local. Os manifestantes também portavam faixa com a frase “O Governo abandona a UESPI”.



Flash de Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais