Cidadeverde.com

Candidatos a deputado federal debatem sobre Previdência Social

Imprimir

Nesta quinta (23) foi realizado o último quadro Fala Candidato com os políticos que disputam uma vaga na Câmara Federal. Participaram do debate no Jornal do Piauí: Daniele Costa (PSL), Antônio Oliveira (PTN), Trindade Silva (PSDB) e Ulpiano Tavares (PT).


No primeiro bloco, o apresentador Amadeu Campos perguntou aos políticos em que eles destinariam suas verbas de gabinete, caso fossem eleitos.


A candidata Daniele Costa afirmou que investiria em projetos para Educação e valorização da classe dos professores. Já Antonio Oliveira afirmou que sua verba seria destinada para geração de emprego e Educação.  Trindade Maria Silva afirmou que os pilares da sua propostas são Educação, Saúde e Segurança. Ulpiano Tavares, por sua vez, mostrou preocupação com os hospitais HUT, HU e o Pronto-Socorro do HGV.


Na segunda fase do debate os candidatos fazem perguntas entre si. A candidata Daniele Costa questionou Ulpiano Tavares sobre o que ele achava da aposentadoria para as mulheres que possuem dupla jornada de trabalho em casa e no seu emprego.  O petista afirmou que é a favor do benefício, para as donas-de-casa assim que seu esposo completar 60 anos, caso ele receba até um salário mínimo. No comentário, a candidata do PSL diz que irá lutar para que os bônus salariais sejam incorporados ao salário dos aposentados.

 

Em seguida, Antônio Oliveira perguntou a Ulpiano o que seria possível fazer para que a sociedade contribuísse mais para a previdência. “Precisamos de uma maior divulgação do setor de educação do INSS na previdência. poderemos incentivar as pessoas e associações para que cobrem do INSS a presença nos bairros”, respondeu. O candidato do PTN comentou que nas últimas eleições, em 2006, voltou sua campanha para o tema e pediu a população que vote consciente “para acabar com a corrupção e a compra de votos”.


Depois foi a vez de Trindade fazer sua pergunta que também foi direcionada a Ulpiano Tavares, ex gerente-executivo do INSS no Piauí. O tema também foi previdência. A tucana questionou sobre o que poderia ser feito para evitar que as empresas deixassem sonegar o benefício de seus funcionários. “O que podemos fazer é ‘acochar’ as empresas para obrigar a repassar. Há punições, mas é preciso fiscalizar, punir àquelas que deixam de repassar a contribuição para a previdência”, respondeu o petista. “Já fizemos muitas reclamações e não foi resolvido. Até agora não foi resolvido nada”, retrucou a peessedebista.

 

Na última pergunta do bloco, Ulpiano pergunta à Daniela o que ela faria, caso seja eleita, em prol dos servidores públicos. “Sou servidora e sei da necessidade da valorização do servidor. Humanização, salário e estrutura para que ele possa desenvolver seu trabalho”, respondeu a candidata do PSL. Ulpiano comentou que de 1995 a 2002, o servidor perdeu muito. “Podemos lutar para que as vantagens voltem, como o anuênio, que foi tirado”, emendou a candidata.

 

Para finalizar, os quatro candidatos falaram da reta final das eleições e se direcionaram aos eleitores para pedir votos para si e para seus candidatos a governador.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais