Cidadeverde.com

TCU ameaça COB por atraso em prestações de contas do Rio-2016

Imprimir
O Tribunal de Contas da União (TCU) resolveu agir e cobrar o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, parte das prestações de contas obrigatórias das Olimpíadas de 2016, que serão organizadas pelo Rio de Janeiro, não foi entregue. Por isso, a entidade que comanda o esporte olímpico no Brasil pode ser impedida de receber verbas públicas.



A ameaça acontece porque o TCU considera não ter recebido a documentação necessária. O comitê, por sua vez, alega já ter enviado todos os dados ao Ministério do Esporte e apresentou números de protocolos como prova. A pasta confirmou que recebeu as informações do COB, mas diz que cumpre as "formalidades" na "análise" dos dados.

Pelos protocolos apresentados pelo COB, as últimas informações foram enviadas pelo comitê em 23 de agosto ao ministério. Mas alguns dados requisitados pelo tribunal foram mandados ao governo em abril deste ano, isto é, há mais de cinco meses.

Por isso, o tribunal exige que, se as informações não forem enviadas em 15 dias, o ministério torne o COB inadimplente nos convênios. O prazo começou a contar na última sexta-feira, quando foi publicada a decisão.

Pela lei federal, isso significa que a entidade não poderá mais firmar acordos para receber repasses públicos. A maior parte do esporte olímpico nacional é sustentado pelos cofres do governo. Ou seja, se o ministério não entregar a documentação a tempo, todo o projeto de potência olímpica brasileira pode ser comprometido.

As despesas não explicadas pelo Comitê Olímpico, segundo o TCU, são: contratação de serviços de consultoria para relacionamento internacional; itens para produzir o dossiê de candidatura; apoio operacional à campanha; hospedagens e passagens para realizar a Casa Brasil (promoção do país no exterior); e gastos com tradução, correspondência, passagens e hospedagens.


Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais