Cidadeverde.com

Com um a menos, Vasco segura Santos e volta a vencer

Imprimir
O Vasco esteve perto de empatar pela 13ª vez no Campeonato Brasileiro, mas segurou a pressão do Santos nos 15 minutos finais da partida desta terça-feira, em São Januário, fez 3 a 1 e voltou a conquistar uma vitória após seis rodadas de jejum. A expulsão de Jumar, que marcou Neymar individualmente, quase colocou a perder a vantagem conquistada com os gols de Fagner e Felipe. Danilo descontou para os visitantes, e Éder Luís fez um golaço nos acréscimos para fechar o placar.



Com o resultado, a equipe do técnico Paulo César Gusmão chegou a 33 pontos e abriu seis de distância sobre a zona do rebaixamento. Já o time da Vila Belmiro parou nos 38 e viu o grupo dos primeiros colocados ficar mais distante; o líder é o Fluminense, que tem 48 pontos e enfrenta o Avaí nesta quarta.

As duas equipes começaram de forma cautelosa, trocando passes e valorizando a posse de bola, mas aos poucos o jogo foi se abrindo. O Santos ameaçava com a movimentação constante de Neymar, mas, com Marquinhos e Zezinho mal na partida, o camisa 11 era a única opção criativa do time. Já o Vasco apostava na velocidade de Zé Roberto e, principalmente, Éder Luís, que achava muito espaço para jogar.

Aos 9min, a equipe visitante teve sua primeira chegada. Danilo desceu pela direita e cruzou rasteiro; Marcel dominou mal e tentou emendar uma bicicleta, mas pegou errado e mandou para fora. Os cariocas tentavam responder com jogadas rápidas pelos lados, principalmente pela direita, onde o lateral esquerdo santista Alex Sandro subia para o ataque e não tinha cobertura.

O gol vascaíno saiu pelo setor aos 30min. Éder Luís escapou pela direita, foi à linha de fundo e tocou para trás, onde Fagner apareceu livre para bater de primeira e balançar as redes em São Januário.

Somente quatro minutos depois, o Vasco ampliou. Após bela troca de passes, Felipe encontrou Rafael Coelho livre na área e o atacante foi derrubado pelo goleiro Rafael. Na cobrança do pênalti, Felipe viu seu chute ser defendido pelo camisa 1 santista, mas foi mas rápido que a defesa no rebote e completou para o fundo do gol.

O Santos teve a chance de diminuir antes do intervalo, quando Durval tentou um drible e foi derrubado dentro da área, mas o árbitro Wilton Sampaio não marcou a penalidade. Com Neymar marcado de perto por Jumar, o time paulista terminou o primeiro tempo perdendo por 2 a 0.

O técnico interino Marcelo Martelotte tirou de campo o apagado Zezinho e voltou com Pará para a segunda etapa, deslocando Danilo da lateral direita para o setor ofensivo. E foi exatamente Danilo quem diminuiu para a equipe paulista aos 10min: após vacilo de Titi, Arouca fez bom passe e o camisa 4, livre na grande área, chutou no canto de Fernando Prass para marcar.

Jumar teve boa chance de fazer o terceiro do Vasco aos 13min, mas o chute cruzado do jogador parou nas mãos de Rafael. Quatro minutos depois, o volante fez falta por trás em Neymar na intermediária e levou cartão amarelo; mesmo assim, Paulo César Gusmão o manteve na marcação individual sobre o jovem santista.

O Santos se lançava à frente em busca do empate e deixava espaços para os contra-ataques dos donos da casa. Aos 19min, Éder Luís deu bonito drible em Pará, mas foi bloqueado dentro da área no momento do arremate. Aos 26min, foi Allan quem teve a chance, pouco depois de substituir Felipe; ele recebeu na entrada da área, ajeitou para o pé direito e chutou mal, por cima do alvo.

Aos 31min, o que era provável aconteceu: Jumar fez nova falta por trás em Neymar, recebeu o cartão amarelo e foi expulso de campo. Com um a mais, Martelotte sacou o volante Roberto Brum e abriu ainda mais o time com a entrada do atacante Tiago Luís.

Os 15 minutos finais foram de pressão total do Santos, mas o Vasco conseguiu se segurar. Aos 44min, Neymar teve a chance do empate após fazer jogada individual e entrar na área, mas Fernando Prass saiu bem para tirar o ângulo do atacante e espalmar para escanteio. Aos 47min, o goleiro vascaíno voltou a brilhar em chute de longe de Danilo.

Já aos 50min, Éder Luís pegou a bola em contra-ataque e fez um golaço para definir o triunfo. O camisa 7 arrancou em velocidade, enfileirou a defesa santista e tocou na saída de Rafael, sacramentando o reencontro do Vasco com as vitórias.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais