Cidadeverde.com

Além do Piauí, mais 7 estados e o DF vão definir eleições no 2º turno

Imprimir

Em oito estados e no Distrito Federal (DF), os eleitores terão de voltar às urnas no dia 31 de outubro para decidir em 2º turno quem será o seu novo governador.


No Distrito Federal, os eleitores escolherão entre o neopetista aliado a antigos personagens dos escândalos de pagamento de propinas, Agnelo Queiroz, que teve 48% dos votos, e a candidatura "laranja" da mulher do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), barrado pela lei da Ficha Limpa, Weslian Roriz, que ficou com 31%. O crescimento da candidatura de Toninho do PSOL, que começou a campanha com 1% das intenções de voto, mas que recebeu 14,25%, provocou o segundo turno.


A disputa em Goiás será entre dois ex-governadores. O tucano Marconi Perillo obteve 46,03% dos votos válidos, enquanto o peemedebista Iris Rezende somou 36,38%. Em terceiro ficou Vanderlan Cardoso (PP), ao somar 16,67%. Tanto Perillo quanto Rezende já foram duas vezes governadores de Goiás.


Em Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) e João Cahulla (PPS), que concorre à reeleição, disputam o governo. Moura, que foi deputado federal por três mandatos, teve 44% dos votos válidos, contra 37% de Cahulla, atual governador e que tem o apoio de Ivo Cassol (PP). Eduardo Valverde (PT) marcou 18%, e Marcos Sussuarana (PSOL), 0,72%.


Já em Roraima, o ex-governador Neudo Campos (PP) teve 47,6% dos votos, enquanto seu principal adversário, o governador Anchieta Júnior (PSDB), teve 45,02%. O médico Petrônio Araújo (PHS) abocanhou 6,63%.


O Amapá não reelegeu o candidato à reeleição, Pedro Paulo (PP), preso em setembro durante a Operação Mãos Limpas, suspeito de envolvimento em suposto esquema de corrupção no estado. A definição de quem iria disputar o segundo turno foi apertada. Lucas Barreto (PTB), com 28,93% dos votos, e Camilo Capiberibe (PSB), com 28,71%, voltam a se enfrentar no dia 31. O ex-presidente da Assembleia Legislativa Jorge Amanajás (PSDB), que também teve o nome citado na operação ficou com 28,19%.


No Pará, a disputa também foi acirrada. O ex-governador Simão Jatene (PSDB) teve 49,96% dos votos, enquanto a atual governadora, Ana Júlia Carepa (PT) ficou com 36,01%. O terceiro colocado foi Juvenil (PMDB), com 10,72%.


Segundo Turno

Oito Estados e o Distrito Federal terão segundo turno para governador. Veja os resultados das urnas no primeiro turno e os perfis dos candidatos que vão disputar a vaga em 31 de outubro.

ALAGOAS
Resultado das Urnas
Perfil de Teotonio Vilela (PSDB)
Perfil de Ronaldo Lessa (PDT)

AMAPÁ
Resultado das Urnas
Perfil de Lucas Barreto (PTB)
Perfil de Camilo Capiberibe (PSB)

DISTRITO FEDERAL 
Resultado das Urnas
Perfil de Agnelo (PT) 
Perfil de Roriz (PSC) - quem concorre é a mulher dele, Weslian Roriz

GOIÁS
Resultado das Urnas
Perfil de Marconi Perillo (PSDB)
Perfil de Iris Rezende (PMDB)

PARÁ
Resultado das Urnas
Perfil de Simão Jatene (PSDB)
Perfil de Ana Júlia Carepa (PT)


PARAÍBA
Resultado das Urnas
Perfil de Ricardo Coutinho (PSB)
Perfil de Zé Maranhão (PMDB)

PIAUÍ
Resultado das Urnas
Perfil de Wilson Martins (PSB)
Perfil de Silvio Mendes (PSDB)

RONDÔNIA
Resultado das Urnas
Perfil de Confucio Moura (PMDB)
Perfil de João Cahulla (PPS)

RORAIMA
Resultado das Urnas
Perfil de Neudo Campos (PP)
Perfil de Anchieta (PSDB)


Fonte: Diário do Nordeste

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais