Cidadeverde.com

Brasil sedia pela 1ª vez Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura

Imprimir

Inicia hoje (11), o X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura, considerado o maior evento mundial do segmento, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O evento acontece até quinta-feira (14), no Centro de Convenções do Estado.


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, participa do evento e será representado pelo técnico Robert Freitas e pelo gestor da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios, Francisco Holanda; além da caravana de apicultores vinculados à Casa Apis e a Cooperativa Mista dos Apicultores da microrregião de Simplício Mendes, Comapi.


Nesta edição, o tema será “O Meio Ambiente e a Apicultura no Agronegócio”. O evento, que deve reunir mil e quinhentos participantes é promovido pela Federação Ibero-latinoamericana de Apicultura, FILAPI; Confederação Brasileira de Apicultura, CBA; e pelo Sebrae Nacional, com a realização da Federação Apícola do Rio Grande do Norte, FARN.


Essa é a primeira vez que o Brasil sedia este evento, uma ótima oportunidade de intercâmbio entre os apicultores e técnicos piauienses com produtores de países latinos, como Portugal, Espanha, México, Argentina, Colômbia, dentre outros.


Hoje, no primeiro dia do evento, será realizada a reunião da União Nordestina de Apicultura e Meliponicultura, Unamel, para a discussão da sua formalização e escolha da sua primeira diretoria. Essa entidade, que encontra-se em fase de pré-formalização, está sendo coordenada pelos técnicos do Sebrae no Piauí.


“Estamos trabalhando de forma a contribuir fortemente para o desenvolvimento da atividade, e para tanto convocamos o público interesssado a estar conosco em outubro. Além da extensa e cuidadosa programação oficial, não podemos deixar de citar as belezas da nossa terra, a capital com o ar mais puro das Américas e fonte de inesgotável beleza natural”, afirma o presidente do X Congresso Iberoametricano, Valdemar Belchior Filho.


Durante o Congresso, acontecerá também a 48ª Festa do Boi (de 09 a 16 de outubro), uma tradicional e grande exposição do negócio agropecuário, onde se pode conferir uma vasta gama de expositores, shows, leilões, além da típica gastronomia do nordeste brasileiro.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais