Cidadeverde.com

Novo gasoduto traz perspectivas de mercado para economia do Piauí

Imprimir

Mais aceitação, preços competitivos e uma logística de distribuição eficiente. Foi assim que o diretor administrativo e financeiro da Companhia de Gás do Piauí (Gaspisa), Fabio Amorim, definiu os benefícios que a construção de um novo gasoduto trará para o Estado.



Com a descoberta de reservas de gás natural no município de Capinzal do Norte, localizado no vizinho Estado do Maranhão, a nova construção cobrirá os 230 km que separam o município maranhense de Teresina e deve ter início de construção no início no próximo ano.

O empreendimento já possui todas as condições técnicas e ambientais, através da liberação do Ibama e já possui Licença Ambiental, devidamente emitida além de Autorização de Construção expedida pela Agência Natural de Petróleo e Gás Natural (ANP).

“Com as recentes descobertas de gás natural, realizadas pela OGX, em Capinzal do Norte – Maranhão o projeto ganhou novo impulso, e a Companhia de Gás do Piauí está negociando, inclusive, o contrato de fornecimento de gás natural com a empresa do empresário Eike Batista.”, destacou Fábio Amorim.

A obra é uma parceria do Governo Federal e dos Governos do Estado do Piauí e do Maranhão e deverá ser financiada pela Conta de Desenvolvimento Energético – CDE. Segundo a Gaspisa, o novo empreendimento reduzirá consideravelmente o preço do Gás Natural para os piauienses.

“O projeto original estava orçado em R$ 1,2 bilhões, estamos refazendo o custo do investimento, visto que agora o Gasoduto terá uma extensão bem menor, já que a fonte de abastecimento virá do interior do Maranhão e não mais de Caucaia no Ceará, reduzindo a extensão em pelo menos 300 quilômetros”, destacou o diretor.

Além de viabilidade de preços mais baixos, a construção do gasoduto pode ser um novo atrativo para a instalação de empresas no estado, segundo destaca Fábio Amorim. “ A Gaspisa tem recebido, constantemente, empresários de outros estados interessados em instalar indústrias no Piauí, devido à proximidade da disponibilidade de gás natural em Teresina. Nosso Estado só terá a ganhar com o novo gasoduto”, finalizou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais