Cidadeverde.com

O futebol do Nordeste nas séries do Campeonato Brasileiro

Imprimir
A cada temporada a caminhada dos nordestinos no Campeonato Brasileiro vai parando nos obstáculos para conseguir subir de divisão. No momento, a situação geral é esta:

NA SÉRIE D

Apenas o Guarani de Sobral conseguiu uma das quatro primeiras posições, ganhando vaga na Série C da temporada de 2011. As outras três vagas ficaram com o Madureira do Rio de Janeiro, Araguaina de Tocantins e e América do Amazonas.

NA SÉRIE C

O Salgueiro de Pernambuco está classificado para a Série B de 2011. O ABC de Natal disputa vaga com o Águia do Estado do Pará.

NA SÉRIE B

O Bahia está em quarto lugar e tem boas possibilidades de conseguir passar para a Série A. O time baiano tem 52 pontos ganhos, atrás de América Mineiro, Figueirense e Coritiba. O Sporte Recife também luta pela classificação, na qualidade de quinto colocado com 49 pontos ganhos.

 O ASA de Arapiraca-AL é o oitavo com 44 pontos, distante oito pontos da zona de classificação. Próximos da zona de rebaixamento estão Náutico de Recife e Icasa de Juazeiro do Norte-CE. Na última posição está o América de Natal.

NA SÉRIE A

Os dois nordestinos lutam pela permanência na Série A. O Ceará é o décimo segundo colocado com 39 pontos e o Vitória da Bahia é o décimo quinto com 34. O rubro-negro baiano tem apenas 3 pontos mais do que o primeiro da zona de rebaixamento, no caso o Atlético Mineiro com 31 pontos ganhos.



Ao final das competições vamos saber se os nordestinos avançaram ou recuaram no Campeonato Brasileiro.Quadro atual não é bom. A situação é parecida com a que tivemos na temporada passada, ficando claro que precisamos de mudanças administrativas no futebol de todos os Estados do Nordeste.

O caminho mais viável é trabalhar com as equipes de bases, formando e revelando valores. Outro aspecto que merece uma atenção especial é relacionado ao endividamento dos clubes, por conta da contratação de técnicos e jogadores dos Estados do Sul e do Sudeste com salários fora de nossa região.


Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais