Cidadeverde.com

Autoridades de segurança do Piauí monitorarão ruas através do celular

Imprimir
A cúpula da segurança pública do Piauí poderá monitorar a cidade pelo celular. A novidade é uma das apresentadas pelo programa Guardião Eletrônico, lançado nesta quarta-feira (27) pelo governo do Estado. A tecnologia das 30 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade serão acompanhadas do quartel do comando geral da Polícia Militar, ou de qualquer lugar onde estejam autoridades com telefone móvel habilitado.




"Vai ser possível acompanhar a abordagem até mesmo pelo celular. Isso dá mais agilidade nas tomadas de decisão do comando", confirmou o capitão Edson Júnior, chefe do Centro de Processamento de Dados da Polícia Militar e responsável pelo Guardião Eletrônico.






As câmeras serão instaladas nas pontes, entradas e saídas de Teresina, locais de prática de caminhadas e pontos de maior ocorrência de crimes. A meta é reduzir a criminalidade em 26%, a exemplo do que ocorreu em São Paulo.




Ronda Cidadão
Integrado ao Guardião Eletrônico, o Ronda Cidadão, programa de policiamento ostensivo implantado nos conjuntos Dirceu Arcoverde, zona sudeste, e Mocambinho, zona Norte, também receberá recursos eletrônico. Cada viatura terá computador de bordo e uma câmera de vídeo, também monitorada. Serão 67 nos próximos dias e 300 até o fim de 2011.


Ozair Gomes


José Carlos Pereira, técnico da empresa de São Paulo que faz a implantação do sistema móvel nas viaturas, explica que as imagens das prisões poderão ser transmitidas por celular com internet 3G. Pelo computador de bordo, o policial poderá consultar os sistemas de cadastros de bandidos (Infoseg) do Piauí, Brasília/DF e São Paulo.


José Carlos Pereira
Carlos Lustosa Filho (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais