Cidadeverde.com

Encontro de Cinema de Floriano terá atração internacional

Imprimir

O 5º Encontro de Cinema terá mais uma novidade na edição 2010. Trata-se do espetáculo Os Amantes, do Grupo de Teatro do CCP (Centro Cultural Português), que será apresentado no dia 19 deste mês, no Espaço Cultural Maria Bonita. O Encontro ocorrerá entre os dias 16 e 20 de novembro na cidade de Floriano.



Sendo o pioneiro no Piauí, o evento é um dos principais encontros de cinema do Brasil, pois exibe obras audiovisuais de pontos de cultura e produtoras independentes, profissionais e amadoras de todo o país. O evento tem como patrocinadora a Petrobras a maior patrocinadora de cultura do Brasil, que desde 2009 vem apoiando o evento. Somente após o apoio da Petrobrás, o evento pode ascender à categoria de nacional, elevando as mostras de cinema piauienses a outros patamares.


Sobre o Espetáculo

O Grupo nasceu em 1993, e desde então tem imprimido uma dinâmica teatral em S. Vicente sem precedentes. Começou por ser um Curso de Iniciação Teatral, nasceu como grupo, sem nunca ter esquecido a vertente da formação, que continua a ser ministrada no CCP em paralelo com as atividades do grupo teatral. Assim, o grupo vai substituindo os elementos que saem, captando os alunos mais versáteis, tendo dado origem a um elevado número de novos atores, já considerados unanimemente como “a nova geração de atores do teatro cabo-verdiano”.18 anos de atividade ininterrupta e mais de 30 participações em eventos internacionais de artes cênicas como Brasil, Espanha, França, Holanda, Itália e Portugal, fazem este grupo o mais produtivo da história do teatro cabo-verdiano, com 44 Produções Teatrais concretizadas mostrando que o teatro em Cabo Verde é hoje uma arte em plena ascensão.
 

Os Amantes, obra apresentada no 5º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, é uma adaptação livre em cabo-verdiano da peça Quartet de Heiner Muller que, por sua vez foi inspirado no romance epistolar de Choderlos de Laclos, As Relações Perigosas. O espetaculo é uma comédia, um jogo sexual que mergulha de forma cínica na luta de classes, apresentando dois personagens ambíguos e intrigantes da Aristocracia Francesa: Merteuil e Valmont. O autor Heiner Müller nasceu em Eppendorf, Saxônia, em 1929. Serviço civil obrigatório em 1944, olksturm (Grupo paramilitar de jovens) e prisioneiro de guerra dos americanos em 1945. Depois, funcionário da cidade de Waren, no Mecklemburgo. Estabelece-se em Berlim Oriental em 1951, trabalha como jornalista na Associação dos Escritores da RDA em 1954-55.



Serviço:
Espetáculo: Os Amantes
Data: 19/11/2010
Local: Espaço Cultural Maria Bonita - Floriano
Horário: 21:30 h

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais