Cidadeverde.com

Matizes realizará "casamentos" gays para combater homofobia

Imprimir

O Grupo Matizes vai realizar “casamentos” entre homossexuais e lésbicas numa iniciativa de enfrentamento a violência e ao preconceito. O evento que vai firmar a união estáveis entre casais do mesmo sexo será dia 13 de novembro, a partir das 21h. A iniciativa foi batizada de “Dê Bandeira: Viva seu amor sem medo”. O evento faz parte do 1º encontro de mulheres lésbicas e negras do Estado.




“Nossa expectativa é de ter no mínimo cinco casais. Já estamos fazendo cadastro com os nomes dos interessados. Esperamos atrair para o evento cerca de 300 participantes. Importante é não ter preconceito", diz Marinalva Santana do grupo Matizes.


A iniciativa também tem por objetivo provocar o debate sobre as uniões entre pessoas do mesmo sexo,  estimular pessoas homoafetivas a "sairem do armário" viverem seus amores sem medo e sem culpa.


Foto: Thiago Amaral



Para que serve

Para resguardar direitos dos(as) conviventes. Hoje, o contrato de união estável pode ser usado como meio de prova para inclusão de companheiro(a) em institutos de previdência (IAPEP, IPMT, INSS). Também pode servir como meio de prova em processos judiciais, no caso de morte de um(a) dos(as) conviventes.



Encontro lésbica negra

O Piauí sediará o primeiro encontro de mulheres lésbicas e negras do Estado. Lá, serão discutidas a questão da saúde da mulher negra e avaliação de visibilidade. A organizadora do encontro, Carmem Lucia Ribeiro, informa que este segmento enfrenta preconceito triplicado.


“É perceptível que a lesbofobia e o racismo ainda estão muito presente em nossa sociedade, a questão de gênero também é discutida, infelizmente a mulher ainda sofre discriminação”, afirma.



13 de novembro de 2010 

    9h30min – O que é Candaces? - Carmem Lucia Ribeiro (Candaces/Matizes/LBL) e Maria Fatima Silva (Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces)

     10h - A Historia das Lésbicas Negras no Brasil - Maria Fatima Silva -(Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces) e Carmem Lucia Ribeiro(Candaces/Matizes/LBL)
     12h – Almoço

     14h30min –  Palestra: A imagem da Mulher Negra na Mídia – Biá Boakari (Jornalista – Editora do Caderno Torquato/ Jornal O Dia)
   16h– Palestra – Racismo, Machismo e Lesbofobia: o que essas violências têm em comum? - Profª MsC. Lucineide Barros (UESPI)

   21h – Festa - Dê Bandeira: viva seu amor sem medo! - Local: Bar Cantinho do Biela

 

 
14 de novembro de 2010
 

    9h – A Força da Mulher nas Religiões de Matriz Africana (Maria Fatima Silva – Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces)

 

    10h30min – Palestra: É possível uma educação não-racista, não-sexista e não lesbofóbica? – Rosário Bezerra (Mestra em Educação – Vereadora/PT)

 

  14h30min – Debate - A Saúde das Lésbicas Negras - Debatedoras: Verônica Lourenço (Conselho Nacional de Saúde/LBL) e Rosangela Castro (Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces) 

  
    16h30min – Debate - Violência contra lésbicas e entre lésbicas: uma conversa entre nós - Debatedoras: Anísia Teixeira (LBL/PI) e Lara Sulamita (Grupo Matizes)  


15 de novembro de 2010

    9h30min – Oficina: O fortalecimento da identidade negra – Facilitadora: Artenilde Silva (Grupo Afoxá)

   11h – Roda de diálogos – O que é Consciência Negra? - ( Coisa de Nego)

  19h - Show: Claudia Simone e Banda -  Lançamento do DVD Literato Cantabili, gravado através do Projeto "Canta Piauí" - TV Assembléia - Local: Palácio da Música - ENTRADA FRANCA 
 
 






Lívio Galeno e Flalrreta Alves
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais