Cidadeverde.com

Encontro de Lésbicas Negras debate bullying e saúde da mulher

Imprimir

Começa hoje, às 9h, o 1º Encontro Piauiense de Lésbicas Negras. O evento acontece no Auditório do SINDSJUS, no bairro Cabral e se estende até a 2ª feira, dia 15.




O Encontro abre as atividades alusivas ao mês da Consciência Negra. É organizado pelo Coletivo Nacional de Lésbicas Negras - CANDACES, com o apoio do Matizes e da Liga Brasileira de Lésbicas. O objetivo  é discutir as discriminações motivadas por raça, gênero e orientação sexual. Cerca de 40 inscrições foram catalogadas pela organização.


Segundo a organização do evento, lésbicas negras sofrem mais discriminação, porque reunem três especificidades que as tornam mais vulneráveis às manifestações de intolerância e violência. Carmen Ribeiro, do Coletivon Nacional de Lésbicas Negras,  afirma que "Se ser lésbica já é motivo para muita discriminação, no caso de lésbicas negras, essa discriminação é potencializada - e isso precisa ser discutido".


Na programação do Encontro constam palestras e debates sobre discriminação na Escola, saúde das lésbicas negras e mulher e mídia.


Para hoje, é granda a expectativa para a Festa Dê Bandeira: viva seu amor sem medo!, que acontecerá a partir das 21h no Bar Cantinho do Biela. Durante a festa será realizada a tão esperada solenidade para registro de uniões estáveis de casais homoafetivos. Quatro casais já foram cadastrados para a solenidade.


 
1º ENCONTRO PIAUIENSE DE LÉSBICAS NEGRAS 
LOCAL: AUDITÓRIO DO SINDSJUS

13 de novembro de 2010
   9h30min – O que é Candaces? - Carmem Lucia Ribeiro (Candaces/Matizes/LBL) e Maria Fatima Silva (Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces)
   10h - A Historia das Lésbicas Negras no Brasil - Maria Fatima Silva -(Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces) e Carmem Lucia Ribeiro (Candaces/Matizes/LBL)
   12h – Almoço
   14h30min –  Palestra: A imagem da Mulher Negra na Mídia – Biá Boakari (Jornalista – Editora do Caderno Torquato/ Jornal O Dia)
   16h– Palestra – Racismo, Machismo e Lesbofobia: o que essas violências têm em comum? - Profª MsC. Lucineide Barros (UESPI)
   21h – Festa - Dê Bandeira: viva seu amor sem medo! - Local: Bar Cantinho do Biela
 
 
14 de novembro de 2010
    9h – A Força da Mulher nas Religiões de Matriz Africana (Maria Fatima Silva – Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces)
    10h30min – Palestra: É possível uma educação não-racista, não-sexista e não lesbofóbica? – Rosário Bezerra (Mestra em Educação – Vereadora/PT)
    12h30min – Almoço
    14h30min – Debate - A Saúde das Lésbicas Negras - Debatedoras: Verônica Lourenço (CANDACES/LBL) e Rosangela Castro (Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces) 
    16h30min – Debate - Violência contra lésbicas e entre lésbicas: uma conversa entre nós - Debatedoras: Anísia Teixeira (LBL/PI) e Lara Sulamita (Grupo Matizes)  


15 de novembro de 2010
    9h30min – Oficina: O fortalecimento da identidade negra – Facilitadora: Artenilde Silva (Grupo Afoxá)
   11h – Roda de diálogos – O que é Consciência Negra? - (Coisa de Nego)
  19h - Show: Claudia Simone e Banda -  Lançamento do DVD Literato Cantabili, gravado através do Projeto "Canta Piauí" - TV Assembléia - Local: Palácio da Música - ENTRADA FRANCA 


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais