Cidadeverde.com

FestLuso abre nesta segunda-feira com a consagrada “Raimunda Pinto”

Imprimir

A partir desta segunda-feira (15), Teresina se torna a capital mundial da lusofonia. A 3ª edição do FestLuso – Festival de Teatro Lusófono – traz à cidade artistas de 6 países da comunidade que fala a língua portuguesa para dias de intensos debates e grandes espetáculos. A abertura do festival acontece a partir das 19h, no Espaço Osório Júnior, seguida da apresentação do espetáculo “Raimunda Pinto, Sim Senhor!”, no Theatro 4 de Setembro.


Há 18 anos em cartaz, a premiada peça do Grupo Harém de Teatro, escrita pelo dramaturgo piauiense Francisco Pereira da Silva, é uma das obras do vestibular da Uespi deste ano. Logo depois de “Raimunda Pinto”, acontece a estreia do espetáculo “Ângela”, no Teatro Estação, seguido pelo show das bandas Batuque Elétrico e Os Olivêra no Espaço Cultural Trilhos.


Fotos:Divulgação



Além de espetáculos nos teatros 4 de Setembro, Estação e João Paulo II, a programação do FestLuso 2010 conta com oficinas, shows e é palco para a realização do 2º Encontro Internacional Sobre Políticas de Intercâmbio. O evento vem dar continuidade ao encontro realizado em Coimbra, em dezembro de 2009, e mantém como objetivo principal: estimular o diálogo entre agentes culturais e instituições oficiais quanto à concepção, à planificação e à concretização das políticas de intercâmbio cultural no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.





Segundo o organizador do evento, Francisco Pellé, a novidade deste ano é a inclusão de peças infantis, com a estreia de "Do tamanho da minha altura", obra de Portugal que será encenada na sexta-feira, às 10h, no Theatro 4 de Setembro.





Uma das atrações mais esperadas dessa edição é o show do cantor Jorge Mautner com um dos maiores guitarristas do Brasil, Nelson Jacobina. Na última semana, a coordenação do FestLuso viu-se obrigada a cortar 60% de sua programação por conta da retirada do apoio do governo do Estado e a apresentação seria cancelada. Ao saber da situação do festival, os músicos se disponibilizaram a vir mesmo sem os recursos garantidos e se apresentarão com a banda Validuaté no sábado (20), no Espaço Trilhos. O novo espetáculo de Lucélia Santos, “As Traças da Paixão”, que faria a abertura do evento, teve de ser substituído pelo mesmo motivo.


Patrocinado pela Oi e com apoio cultural do Instituto Oi Futuro, o FestLuso 2010 coloca à disposição do público toda a sua programação, que pode ser consultada no www.festluso.blogspot.com, com entrada franca. O festival conta ainda com apoio do Ministério da Cultura, Funarte e Siec.
 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais