Cidadeverde.com

Chico Filho reclama do Exército e não quer verba para carro-pipa

Imprimir
Fotos: Thiago Amaral

Em entrevista no Jornal do Piauí desta terça-feira (16), o secretário estadual de Defesa Civil reclamou do Exército e prometeu resolver o problema do abastecimento de água no semi-árido até 25 de dezembro, com o projeto de pequenas adutoras em 81 municípios. Ao responder pergunta de um telespectador, ele se negou a receber recursos para despesas com carro-pipa. 

"Eu queria lhe dizer que eu, Chico Filho, secretário de Defesa Civil, não quero um centavo que venha para carro-pipa. Para quê vir dinheiro para a secretaria para isso? Tem que vir dinheiro é para construir as adutoras para colocar água na casa do povo, para resolver o problema definitivamente. Essa é a verdadeira indústria da seca que existe no Nordeste há dezenas, centenas de anos", declarou, questionado sobre se sua queixa com o Exército se devia ao fato da verba não vir para o controle do Estado.


De acordo com o secretário, o Ceará tem sido privilegiado pelo Exército  no combate à seca. "O Exército, agora mesmo eles estão atendendo só o Estado do Ceará e deixaram o Piauí para depois. Quer dizer que o povo do Piauí tem morrer de ser e vão socorrer o povo do Ceará. [...] Eu estive no Ministério da Defesa Civil com a secretária, doutora Ivone, e ela me mostrou lá o depósito na conta do Exército de R$ 72 milhões. O Exército é quem faz essa parte de carro-pipa, não é a Defesa Civil", acrescentou. Ele teve informações de que os militares não teriam condições de atender a demanda do Piauí.


A solução com o projeto de pequenas adutoras parece estar mais próxima. O projeto já teve recursos liberados e material comprado. Segundo o secretário, resta apenas a licitação das empresas, para que as obras se iniciem na próxima semana. Na primeira etapa, três adutoras serão implantadas. Na segunda, o projeto concluirá o sistema para levar água a todos os municípios. 

"Não é para ficar uma casa que não tenha água", disse Chico Filho, dando exemplos de casas distantes 20 metros de um poço que precisam de um carro-pipa para fazer o abastecimento. Seriam mais de dois mil poços nessas condições. "É o presente de Natal para esse povo do semi-árido. A nossa ideia é que a gente possa resolver definitivamente o problema de carro-pipa", completou.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais