Cidadeverde.com

PF descobre que quadrilha queria assassinar promotor de Parnaguá

Imprimir
Fotos: Thiago Amaral
Um dos acusados no momento em que chegava na sede da PF/PI

A quadrilha presa nesta sexta-feira (19) pela Polícia Federal planejava assassinar o promotor da comarca de Parnaguá, Rômulo Paulo Cordão. Ele iniciou as investigações contra o bando que incluia um juiz, empresários, lobistas e um bacharel em Direito. O grupo foi desbaratado pela operação Mercadores, deflagrada no Piauí, Maranhão, Minas Gerais e Distrito Federal para combater grilagem de terras.


O Ministério Público do Piauí e a Polícia Federal possuem escutas telefônicas que apontam integrantes do grupo planejando a "queima de arquivo". Rômulo Cordão recebeu recomendação para tirar dois meses de férias, para sua segurança. Hoje, os promotores Alípio Santana e Ana Isabel Mota Dias, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado acompanham o caso seguindo suas denúncias.

O juiz Carlos Henrique Teixeira, da comarca de Parnaguá, 823 quilômetros ao Sul de Teresina, foi preso em Corrente durante a operação e é levado para a capital de avião, acompanhado por um delegado da Polícia Federal e o juiz auxiliar da corregedoria de Justiça. Ele deve se apresentar às 17h ao desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Piauí.

A polícia descobriu que o grupo pretendia lucrar R$ 30 milhões com grilagem de terras. Os envolvidos são acusados de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e venda de sentenças para beneficiar agropecuaristas com a venda de terras do governo. O suposto esquema foi descoberto durante uma investigação sobre tráfico de entorpecentes.

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais