Cidadeverde.com

Feira do Artesanato Mundial chega ao 3º dia com grande aceitação do público

Imprimir
Diversidade é a palavra que define a Feira do Artesanato Mundial- FAM,  que chega ao terceiro dia neste domingo. O evento traz um pouco das cores e texturas de mais de 20 países e vários estados brasileiros, incluindo o Piauí, com uma amostra do artesanato de Teresina.

Com essa estrutura, o visitante faz uma verdadeira viagem pela cultura de vários povos e ainda pode levar para casa peças raramente encontradas por aqui. O evento segue até o dia 28  no Atlantic City . O horário de funcionamento é das  16 às 22 horas. “É uma feira maravilhosa, que a gente consegue ter contato com produto que teríamos que viajar muito para poder conhecer”, afirma a visitante Maria Helena Castro. 


O grande cartão postal da Feira é a “Caravana Marrocos”, onde vários países da Ásia e África estão reunidos em uma única  tenda. Nela é possível encontrar luminárias rústicas, prataria, pufs e várias peças representativas dos dois continentes.

Logo ao lado, o destaque vai para o Egito, também  do continente africano. O estande desse país trouxe um pouco da culinária através de  um pastel coberto com gergelim, uma tapioca recheada com tâmara e um  suco de uva com água de rosas. “ É uma culinária  especial,  que vem desde o antigo Egito. O suco de uvas, por exemplo,  é afrodisíaco e faz bem pra pele”, destaca a expositora e artesã  Sara Taisi.
 
Bem próximo do Egito está o estande da Palestina, que ganha destaque pelas cerâmicas decorativas. As peças são produzidas por uma família tradicional, que já produz arte há mais de 500 anos naquele país.  Neste estande é possível encontrar  pratos, petisqueiras, copos ,luminárias, entre outros. 
 
Um dos produtos que tem feito maior sucesso na feira são os cristais da Turquia. É a primeira vez que as peças são expostas no Brasil e os teresinenses estão tendo oportunidade de comprar  diretamente dos artesãos, o que faz o preço das peças ficar abaixo do valor de mercado. 
 
Para as mulheres que gostam de bijuterias, o estande indicado é o da Índia, um país da Ásia Meridional. No local existe uma imensidade de pulseiras, anéis, brincos e roupas típicas indianas  que também  fazem moda no Brasil, como batas e vestidos longos.

No meio da arte de todos esses países, ganha destaque o artesanato de Teresina. Com apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina- Semdec, artesãos locais estão tendo a oportunidade de expor, em pé de igualdade, o melhor da arte da capital piauiense.

O Secretário Alexandre Pinheiro, que apostou na iniciativa, diz que o evento está estimulando o artesanato local. Hoje estamos reunindo vários países e essa feira serve tanto para os teresinenses, para conhecer os produtos de outros lugares, como também comparar. E a prefeitura foi um dos maiores apoiadores, estamos aqui com vários produtos que mostram a nossa potencialidade local”, afirma.

Na programação da Feira do Artesanato Mundial tem ainda apresentações artísticas, com grupos culturais levados pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Além disso,  a partir da terça-feira a FAM oferecerá oficinas gratuitas. “Teresina já desponta com o seu artesanato e a participação nesta feira mostra a nossa cultura empreendedora”, destaca Jose Lima secretária executiva da Semdec. 
 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais