Cidadeverde.com

27 pacientes do HUT foram para HGV no mutirão nesta semana

Imprimir

Vinte e sete pacientes do Hospital de Urgências de Teresina foram transferidos para o Hospital Getúlio Vargas neste final se semana, para tentar desafogar o número das pessoas que superlotam o HUT.


“Desde que o hospital foi projetado ele nunca funcionou com a capacidade normal, sempre acima dela. O que está faltando é cada um assumir o seu lugar para que o pronto-socorro deixe de ser um depósito de pessoas”, declara Gilberto, referindo-se ao sistema estadual.

Foto: Thiago Amaral


Segundo Gilberto, o HUT foi projetado para fazer apenas o primeiro atendimento ao acidentado. “O paciente sofre o trauma, recebe o primeiro atendimento e é encaminhado para os hospitais de apoio (regionais e de bairro), mas estas unidades não absorvem os pacientes a contento”, aponta.


O diretor do HUT diz que neste primeiro final de semana do mutirão do HUT foram transferidos 27 pacientes para o HGV, porém, o número ainda é muito pequeno diante da demanda que é de cerca de 100 entradas em média por final de semana.


Na tarde desta segunda, os vereadores que compõem a Comissão de Saúde da Câmara Municipal farão uma visita ao Hospital da Polícia Militar e ainda irão, durante a semana, a hospitais regionais do interior. A partir das informações coletadas será feito um relatório que irá embasar a audiência pública do Ministério Público que deve acontecer até a próxima semana.



Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais