Cidadeverde.com

Crea inicia inspeção nas 25 barragens denunciadas no Piauí

Imprimir

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura inicia hoje (23) os trabalhos de inspeção nas maiores barragens do Estado. A três equipes responsáveis pelas inspeções saíram às 7h, da sede do Crea.


O conselho organizou um cronograma para que, no prazo mínimo de duas semanas, sejam vistoriadas as 25 barragens. Na região norte do Estado, entre os dias 23 a 26 de novembro, a primeira equipe deverá vistoriar barragens localizadas nos municípios de Brasileira, Piracuruca, Piripiri e Pedro II. Nos dias 24 e 25, outra equipe estará em Campo Maior e José de Freitas. Já na região sul, no período de 23 a 26 de novembro, a terceira equipe está encarregada de visitar os municípios de Elesbão Veloso, Francinópolis, São Francisco do Piauí e Valença.





O primeiro critério usado para selecionar as barragens a serem vistoriadas, foi o volume de água armazenada. Todas possuem capacidade de armazenamento de 8 milhões de litros. A idade da obra e a sua complexidade também foram levadas em conta pelo conselho. Segundo o presidente do órgão, José Jorges Araújo, o objetivo das inspeções é verificar a situação e diagnosticar as condições de manutenção.


José Araújo afirmou que a vistoria é um trabalho técnico, mas também preventivo, no sentido de que não aconteçam tragédias como a de Algodões. "Vamos fazer diagnóstico das maiores barragens porque ficou provado que o maior problema em Algodões foi a falta de manutenção. Outra finalidade das vistorias é que, com laudos técnicos em mãos, seria bem mais fácil adquirir recursos federais para a manutenção", explicou.


Constantemente o conselho recebe denúncias sobre problemas nas barragens do Piauí. Já foram denunciadas as Barragens de Itaueira, José de Freitas e Piracuruca. Entretanto, segundo o presidente, esse trabalho deverá ser feito em parceria com as prefeituras e APPM, para que acompanhem as vistorias. Também são parceiros das vistorias o Idepi, Seinfra, Dnocs, Semar, além das entidades registradas no Conselho.


As pontes do Estado também serão alvo de vistoria. Entretanto, esse trabalho só deverá ser realizado a partir de 2011.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais