Cidadeverde.com

Com chegada do Natal, consumidor deve ter atenção ao ir às compras

Imprimir

Com a proximidade do Natal e mais dinheiro no bolso, por conta do pagamento do décimo terceiro salário, os consumidores devem ter atenção redobrada ao ir às compras.



Para evitar ser vítima de roubos e furtos, especialmente nas proximidades dos shoppings, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) dá as seguintes dicas:

•Em lugares de grande circulação, carregue sacolas e bolsas na frente do corpo;
•Se presenciar alguma situação suspeita no estacionamento, chame a segurança do shopping e, se surpreender alguém mexendo no seu carro, procure ajuda sem ser notado;
•Evite andar com muitas sacolas, pois elas chamam a atenção dos bandidos, que podem segui-lo e roubá-lo, quando sair do centro de compras.
Outras dicas
Além dos cuidados com sacolas e bolsas, em datas comemorativas, o consumidor também deve ter mais cuidado na hora de pagar suas compras, segundo alerta da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Assim, quem for comprar os presentes natalinos na internet, por exemplo, antes de dar o primeiro clique no carrinho de compras virtual, deve ser certificar de que o site é confiável e observar se ele tem sistema de segurança para garantia das transações.

Já para quem prefere fazer compras em lojas de ruas ou shopping centers, as precauções são as seguintes:

•Muita atenção na hora de digitar a senha nos pagamentos com cartão de crédito e débito. Confira se o campo no qual você está digitando a senha é mesmo o destinado à senha. Ao efetuar pagamentos com cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da senha. Se estiver efetuando o pagamento com cartão de crédito em locais com máquinas manuais e alegarem que o comprovante não ficou bem decalcado, exija que este e a cópia carbono sejam rasgados e inutilizados. Ao receber de volta o cartão, verifique se é o seu;
•Solicite sempre a via do comprovante da operação e, antes de assiná-la, confira o valor declarado da compra;
•Acompanhe os lançamentos em sua conta-corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.

Fonte: Info Money

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais