Cidadeverde.com

Agroindústria eleva Uruçuí para a 4ª maior economia do Piauí

Imprimir

A divulgação do PIB pela Fundação Cepro mostrou grande destaque do ano de 2008 para Uruçuí. A pesquisa refere-se aos PIBs individuais de cada município do Estado. É uma série histórica, considerando período entre 2004 e 2008, em que Teresina, Parnaíba e Picos ocupam as três primeiras posições. Uruçuí e Floriano vem se alternando nas quarta e quinta posições.



Uruçuí aparece em 4º em 2008 e sua economia é destacada pela produção e beneficiamento de produtos agrícolas para fabricação de alimentos. O que chama atenção também é que é o primeiro em relação a agropecuária, concentra 22,37% de toda produção agrícola do Estado, sendo que 37% é só soja.


No ano de 2006 foi registrado crescimento real de 546% na produção de soja em todo o Estado, impulsionado pelo município.

Clique aqui e confira o PIB dos 223 municípios piauienses elencados pela Cepro.

Thiago Amaral/Cidadeverde.com




No ranking dos cinco primeiros em relação a agropecuária estão Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Teresina, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena. Desses, o único município que não se dedica à produção de soja é Teresina.


"A capital do Piauí se destaca na produção de cana de açúcar e criação, abate e comercialização de aves. Como o agronegócio ainda é a principal vertente da economia do Estado, percebemos nesse contexto a importância da região dos Cerrados piauiense na composição das riquezas contabilizadas em 2008", explicou Oscar de Barros, presidente da Fundação Cepro.


No setor da indústria, Uruçuí ficou em segundo lugar, com a produção de vegetal bruto, adubo e fertilizantes.


No contexto industrial, Teresina ainda é o maior parque, tendo em terceiro lugar a cidade de Fronteiras, com indústria de cimento; Parnaíba vem em quarto com a indústria de laticínios; Guadalupe está em quinto, com a produção de energia elétrica, impulsionada pela barragem de Boa Esperança.





Uruçuí pulou da quarta posição em 2004 para a primeira em 2008 em relação ao maior PIB per capita do Estado. Foi R$ 22.070, sendo que a média estadual é de R$ 5.372,56.


"Podemos perceber, assim, a importância da indústria em uma economia. Uruçuí cresceu pela implantação de indústrias de transformação. Isso foi o diferencial para o crescimento das riquezas do município", comentou Pedro Soares, coordenador do IBGE.

Veja mais:
Turismo ainda não é explorado com destaque para na economia do Piauí
Piauí possui três municípios entre os cinco menores PIBs do Brasil
Seis metrópoles brasileiras detêm 25% do PIB do país, diz IBGE

Flash de Lívio Galeno
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais