Cidadeverde.com

Hemopi reforça coleta de sangue para o período natalino

Imprimir

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) reforça a campanha de coleta de sangue visando preencher a demanda do Natal e Ano Novo. Para tal, realiza sensibilização dos doadores para a importância de salvar vidas com um simples gestos.


“A demanda por sangue é cada vez maior. O número de cirurgias aumentou, principalmente, as ortopédicas. O HUT é um dos principais consumidores de sangue e a quantidade de doadores tem sido menor”, informa a gerente de Planejamento do Hemopi, Veronésia Rosal.


A necessidade diária do Piauí é de 250 bolsas, entretanto, o Estado registra defasagem de cerca de 50 unidades, visto a queda do número de doadores. Por isso, o Hemopi vem investindo em campanhas de coleta externa, indo onde o doador está.


“Realizamos, diariamente, o monitoramento do estoque. Cada doação coleta cerca de 380 ml de sangue. A recuperação é rápida e sem risco para o doador, desde que ele esteja com bom estado de saúde”, explica Veronésia Rosal.


A faixa etária média dos doadores é de 25 anos e, aos poucos, o Piauí vem conquistando equidade entre os sexos. Segundo dados do Hemopi, há cinco anos o público era de 60% de homens. Hoje, há cerca de 45% de mulheres realizando doações.


“O grau de instrução dos doadores também se elevou. Eles estão mais esclarecidos e isso é muito bom. Por isso, acreditamos nas campanhas de sensibilização para contar com o apoio constante dos parceiros”, analisa a gerente de planejamento do Hemopi.


Para se submeter à coleta, o doador e doadora devem estar saudável, terem entre 18 e 65 anos, estarem alimentado e terem peso acima dos 50 quilos. Mulheres grávidas ou pessoas portadoras de doenças crônicas não podem se submeter a doações.


“Dezembro é um mês relativamente calmo porque contamos com sobras de sangue da campanha do mês do doador voluntário, comemorado em novembro. Entretanto, é impossível prever a demanda e estamos sempre abertos para receber os doadores”, convida Veronésia.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais