Cidadeverde.com

Mães celebram o natal no Lar de Maria e agradecem a saúde dos filhos

Imprimir

Tradicionalmente, o Natal é momento de confraternizar com a família e amigos. Nessa época do ano aumenta o desejo de estar perto de quem se gosta e celebrar a vida.


Thiago Amaral/Cidadeverde.com



Quem pode ter a família por perto, faz a tradicional ceia. Quem não pode, celebra e agrade como pode, principalmente a saúde. É o caso das mães que neste sábado (25) comemoram o natal ao lado dos filhos no Lar de Maria, instituição que abriga e cuida de crianças com câncer. Ontem a noite foi de jantar especial para os internos e acompanhantes, com a distribuição de mil cestas de alimentos.


A dona de casa Maria José de Paiva chegou ao Lar nesta manhã de Natal para continuar o tratamento da filha Elizabete Paiva Pinheiro. Betinha, como é conhecida, tem dois anos de idade e há um faz tratamento. A família é natural da comunidade Ouro, região de Gilbués, 797 km de Teresina. Maria José diz que dia 24 foi a única data que encontrou passagem disponível para a capital e arriscou. Encarou 14 horas de viagem e às 7 da manhã desembarcou em Teresina. “Pela saúde da minha filha caçula eu faço tudo”, declara.





Ela é casada com José Pinheiro dos Santos, 62 anos, e, além de Betinha, tem outros cinco filhos. O esposo trabalhava como agricultor até sofrer um acidente que lhe tirou o movimento do braço. Com o acidente e o tratamento de Betinha, a família teve que se dividir na casa dos parentes.


Enquanto Maria José cuida do tratamento da caçula em Teresina, os filhos mais velhos moram com os primos em Gilbués, e os mais novos com os tios em Ouro. O marido cuida do tratamento do braço e agiliza o processo da sua aposentadoria.





Mesmo diante das dificuldades, Maria José mantém a alegria e gratidão. “Só sinto saudades do meu caçulo [o marido] e meus filhos. Mas sei que tudo vai se ajeitar”, declara.





Dona Raimunda das Mercês Silva acompanha o filho Laison Caio da Silva, 18 anos. Laison fazia quimioterapia e depois de melhorar voltou à sua cidade natal, Codó, no Maranhão. Enquanto aproveitava as férias, sofreu um acidente de moto, o que causou  atraso no tratamento de sua patologia. O acidente provou alteração na quantidade de taxas no organismo necessária à quimioterapia. Com isso, o jovem está há uma semana internado e sem previsão de alta. “Mas ele vai ficar bem. Ontem conseguiu andar até o banheiro e com fé em Deus vai melhorar sempre”, afirma a mãe.


O Lar de Maria é uma casa de apoio a crianças com câncer e ampara também o seu responsável, oferecendo hospedagem, alimentação, material de higiene pessoal, medicamentos, exames e passagens. As mães consideram a instituição o melhor presente de Natal e agradecem o apoio de todos que contribuem para ajudá-las. “Que Deus abençoe a todos e que nosso Natal seja abençoado e repleto de muito amor e saúde”, deseja Maria José, a mãe da Betinha.


Flalrreta Alves (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais