Cidadeverde.com

Acaba prazo para meio milhão de eleitores justificarem ausência

Imprimir
Termina hoje (30) o prazo para os eleitores faltosos no 2º turno justificarem sua ausência no dia 31 de outubro. Mais de meio milhão de pessoas no Piauí deixaram de votar para governador e presidente, abstenção de 22,87%, maior que no 1º Turno. Quem deixar de fazer a justificativa estará sujeito a multa. 

Dos 571.245 eleitores que não foram para as urnas, 94.150 justificaram a ausência no dia. Destes, 3.727 já tiveram o pedido rejeitado por inscrição inexistente, registro suspenso, ou justificativa desnecessária. No 1º Turno, o número de faltosos foi menor - 448.538.

O eleitor que for pagar multa, a justificativa pode ser feita fora do prazo, inclusive para o primeiro turno. A taxa é de R$ 3,50 por turno, em boleto disponível nos cartórios eleitorais e site do Tribunal Superior Eleitoral, a ser pago no Banco do Brasil.

Quem não regularizar a situação fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos (se for servidor público), se inscrever em concurso público, renovar matrícula em escola do governo, entre outras. O eleitor sem justificativa em três eleições consecutiva e sem pagamento de multa terá sua inscrição excluída. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais