Cidadeverde.com

Ferguson é o melhor técnico dos últimos 15 anos. Felipão é 7º.

Imprimir
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol divulgou mais uma de suas listas e colocou o técnico escocês do Manchester United, Alex Ferguson, como melhor treinador dos últimos 15 anos. O brasileiro Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, ficou em sétimo, enquanto o aposentado Carlos Alberto Parreira foi 18º. Dunga, fracassado na Copa da África do Sul em 2010 com a seleção brasileira, é o 21º.



A entidade considera apenas o período a partir de 1996, pois começou a fazer listas anuais com os melhores treinadores do mundon esta data. A fórmula utilizada foi pontuar as relações periódicas, dando 20 pontos ao primeiro colocado, 19 ao segundo, 18 ao terceiro, seguindo dessa forma até o vigésimo colocado.

De 1996 para cá, Ferguson venceu nove campeonatos ingleses, três Copas da Inglaterra e duas Copas dos Campeões da Europa. Em segundo lugar, aparece o francês Arsene Wenger, do Arsenal, campeão invicto da Premier League  em 2004. Na terceira posição está o italiano Marcelo Lippi, multicampeão pela Juventus e vencedor da Copa do Mundo de 2006 pela Azzurra. Atual melhor técnico do mundo eleito pela Fifa, o português José Mourinho, do Real Madrid, está apenas em quinto.

Outros brasileiros que aparecem na lista é Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo, em 27º, Zagallo, em 43º, Zico, em 57º, e Muricy Ramalho, em 64º.

Confira a lista da IFFHS:

1º Alex Ferguson (Manchester United)
2º Arsene Wenger (Arsenal)
3º Marcello Lippi (sem clube)
4º Guus Hiddink (Turquia)
5º José Mourinho (Real Madrid)
6º Ottmar Hitzfeld (Suíça)
7º Luiz Felipe Scolari (Palmeiras)
8º Marcelo Bielsa (sem clube)
9º Sven-Goran Eriksson (Leicester City)
10º Fabio Capello (Inglaterra)
18º Carlos Alberto Parreira (aposentado)
21º Dunga (sem clube)
27º Vanderlei Luxemburgo (Flamengo)
43º Zagallo (aposentado)
57º Zico (sem clube)
64º Muricy Ramalho (Fluminense)


Fonte: Gazeta

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais