Cidadeverde.com

Inadimplência pode levar à reprovação de contas de gestores públicos

Imprimir

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) decidiu nesta quinta-feira (03), em plenário, que a ausência do pagamento das contas dos serviços considerados essenciais, como água e energia elétrica, será considerada falta grave, quando do julgamento da prestação de contas dos municípios.


A decisão foi tomada a partir de denúncia formulada pela Agespisa e pela Eletrobras, em função do alto índice de inadimplência dos municípios. Atualmente, 101 prefeituras encontram-se com debitos somando um débito de cerca de R$ 115 milhões.

O TCE tomou essa decisão com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que veda o endividamento dos entes públicos, sem que haja recursos assegurados  para o pagamento da dívida contraída.

A LRF estabelece ainda que seja feita a amortização gradual da dívida, o que não vinha acontecendo no caso dos municípios piauienses.

A medida passa a valer a partir do julgamento das contas referentes ao exercício de 2010 e pode, inclusive, responsabilizar pessoalmente os gestores  pelos encargos incidentes.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais