Cidadeverde.com

Wilson cobra divisão de royalties do petróleo e financiamento da Saúde

Imprimir

No município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, onde participa do XII Fórum dos Governadores do Nordeste, o Governador Wilson Martins defende dois pontos importantes para o Piauí: a regulamentação da Emenda 29, que define um percentual mínimo de participação do Governo Federal no financiamento da saúde pública e a redistribuição dos royalties do petróleo.

“O petróleo é um bem da União – portanto, de todos. Não é justo que beneficie somente a uns três ou quatro estados”, disse o governador.



Reunido com os gestores da região e aguardando a presidente Dilma Roussef, Wilson Martins defende que a União tenha maior participação no financiamento da saúde. "A Saúde do brasileiro vive situação de emergência. E o remédio passa pela melhor gestão e, sobretudo, por um maior aporte de recursos", declarou.

Hoje, os municípios são obrigados a destinar 12% do seu orçamento para a saúde. Os Estados, 10%. E a União não tem percentual definido. Wilson Martins defende que a União participe, também, com 10%.

“Não estou querendo uma nova CPMF, e sim a regulamentação da emenda 29, estabelecendo novas fontes de recursos que garantam uma saúde pública de melhor qualidade e para todos”, disse.



Durante o Fórum serão tratados os seguintes temas pré-definidos pela organização: “O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste”, que será desenvolvido pela presidente, e “Um novo projeto para financiar o Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste”, ministrado pelos governadores de Sergipe, Marcelo Déda, e do Ceará, Cid Gomes.

As demais discussões serão propostas pelos próprios governadores. Como em edições anteriores, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, também participará do evento.



O Fórum

O Fórum dos Governadores do Nordeste foi criado como forma de integrar os projetos políticos de cada estado da região a partir da discussão de iniciativas e estratégias políticas que facilitem a articulação regional. Juntamente com a representação do Governo Federal, o Fórum aprofunda os temas de interesse regional e traz novas propostas, a fim de mobilizar as esferas de governo em busca da melhoria efetiva da realidade nordestina. A agenda do evento ainda não foi divulgada pelo Governo de Sergipe.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais